Virada Cultura 2025 ganha programação dedicada à cultura coreana
Aulas de k-pop, sessão de cinema e leitura coletiva estão entre os destaques na capital paulista.

omo parte da 20ª Virada Cultural de São Paulo, que acontece nos dias 24 e 25 de maio, o Centro Cultural Coreano no Brasil e o Edifício Oswald de Andrade recebem uma programação especial dedicada à cultura coreana.
Aulas de k-pop, jogos e sessão de cinema estão entre as atividades – e tudo gratuito.
Veja os destaques abaixo:
24 de maio (sábado), no Centro Cultural Coreano no Brasil:
Oficina de máscaras (13h às 15h):
Os participantes terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história e o significado das máscaras tradicionais coreanas, utilizadas em peças teatrais e apresentações de dança. Cada aluno também poderá criar e decorar a sua própria máscara.
Sadari, o jogo da escada (13h às 20h):
Inspirada na popular brincadeira coreana chamada Sadari, essa atividade convida os participantes a seguirem as pistas dos balões que mais se identificam, desde o topo de uma escada até chegar a uma recomendação de livro surpresa.
Estande de quadrinhos (13h às 20h):
A editora NewPOP estará presente por ser a principal responsável pela publicação de webtoons coreanos no Brasil, com mais de dez títulos no catálogo. A parceria reforça o papel central da editora na popularização desse formato entre os leitores brasileiros.
As Aventuras da Filha do Rei Demônio (14h às 15h):
A animação, baseada na webnovel de Yeowool, estreou oficialmente no catálogo do Viki em março e tem feito bastante sucesso entre os fãs. Durante o evento, dois episódios serão exibidos.
Podcast Falar de Webtoon (14h às 15h30):
Em um formato mais leve e descontraído, as apresentadoras Meidi, Mari e Nai farão indicações de webtoons coreanos. O público poderá participar votando nas obras favoritas.
Sessão: Erro Semântico (16h às 19h):
Um dos dramas BL mais comentados dos últimos tempos, Erro semântico acompanha um estudante de design e outro de ciências da computação que se envolvem após um trabalho em equipe da faculdade. Uma briga entre eles será o estopim para que a dupla desenvolva uma estranha (e engraçada) ligação.
Leitura do conto Asas (19h às 20h):
Na sinopse, um homem vive recluso em seu quarto, sustentado por sua esposa que trabalha fora. Envolto em pensamentos obsessivos e sentimento de impotência, ele questiona seu lugar no mundo e seu relacionamento. Ao sair sozinho pela primeira vez em muito tempo, tem uma breve experiência de liberdade. A narrativa explora a alienação, a identidade e o desejo de fuga.
Local: Av. Paulista, 460, Bela Vista, São Paulo.
25 de maio (domingo), no Edifício Oswald de Andrade:
Espaço Karaokê (10h às 15h30):
Que tal cantar os hits do BTS, TWICE e BLACKPINK em um verdadeiro norebang? O espaço promete recriar a experiência de um verdadeiro karaokê coreano.
Espaço Hanbok (12h às 18h):
Os fãs poderão vestir e tirar fotos com a tradicional e milenar vestimenta coreana.
Feirinha de produtos autorais e fanbase (12h às 18h):
Lojas com produtos temáticos, como photocards, ilustrações, cadernos, adesivos, bottons e outros objetos personalizados dos grupos de k-pop estarão à venda ao longo do dia.
Workshop de dança (13h às 18h):
Durante todo o evento, o público também poderá aprender suas coreografias favoritas de k-pop junto com professores da KD Studio, além de Sung Ju No, que é coreógrafo e produtor musical. Ele já estudou dança nos Estados Unidos e foi diretor de performance dos dançarinos brasileiros na turnê do grupo de BTS.
Local: Rua Três Rios, 363, Bom Retiro, São Paulo.
A programação completa você confere no site oficial da Virada Cultural.