O novo formato do Vídeo Show começou há três semanas, mas já vem enfrentando algumas polêmicas. Nesta quarta-feira (8), o programa recebeu alguns dos cachorros que aparecem na novela O Tempo Não Para e, por causa de uma declaração de uma das atrizes mirins da novela, acabou se encontrando numa situação bem delicada.
Tudo começou quando as crianças Natthalia Gonçalves e Raphaela Alvittos, que vivem as gêmeas Kiki e Nico na novela, entraram acompanhadas do cachorro chamado de Pirata na trama. Enquanto as apresentadoras Sophia Abrahão e Fernanda Keulla conversavam com as garotas, o cão parecia um pouco agitado. Então Natthalia disse: “A gente tem o truque de deixar ele deitado. Só que agora, como a gente não está com a comida, não dá pra fazer. E também, às vezes, dá anestesia porque ele não para quieto”.
A declaração, claro, chocou não apenas quem estava em casa assistindo ao programa, como as próprias apresentadoras. “Ai, meu Deus”, comentou Sophia Abrahão na hora. Rapidamente, ela foi alertada pelo ponto eletrônico e avisou: “Não dão anestesia, estão falando aqui. O cachorro é fofo mesmo”.
Ainda assim, muita gente não acreditou na desculpa da emissora, até porque a gente já ouviu aquela história de que crianças são sinceras até demais, né? Durante o encerramento do Vídeo Show, Sophia voltou a passar um comunicado da Globo. “Gente, só um esclarecimento. Todas as cenas com cachorro são acompanhadas pelo seu dono. A gente tem dois cachorros para interpretar o papel do Pirata que são adestrados para fazer todas as suas cenas, inclusive as em que aparece dormindo”.
A coordenadora de cena da novela, conhecida como Catucci, também foi chamada para colocar um ponto final na discussão: “A gente usa o adestramento sempre com recompensa positiva. No set, sempre tem o adestrador e um veterinário que acompanham os animais com quem a gente grava. A gente usa os truques e dá uma recompensa”.
Mais tarde, em conversa com o UOL, a empresária e veterinária Patrícia Rober, uma das sócias da empresa Animais em Cena, a agência responsável pelo adestramento do cachorro Pirata, explicou que eles nunca usaram drogas para lidar com os animais. “Ela (a atriz Natthalia) não estava no dia que fizemos o adestramento do Pirata na cápsula… Quero conversar com ela. A única coisa que me passa pela cabeça é que ela deve ter reproduzido algo que escutou porque uma criança não iria inventar isso”, disse.
Ela contou inclusive que o cachorro, que nas cenas aparecia “congelado” junto com a família Sabino Machado, sempre correspondeu bem ao treinamento e por isso nem foi sugerido que um boneco fosse usado nas cenas.
A agência Animais em Cena já treinou animais para outras novelas da Globo, como Êta Mundo Bom! e A Regra do Jogo.