Um De Nós Está Mentindo: as diferenças no desfecho do livro e da série

O mistério pode ter duas respostas bem diferentes dependendo do que você ler ou assistir

Por Anny Caroline Atualizado em 12 mar 2022, 10h17 - Publicado em 12 mar 2022, 10h01

A nova série que chegou na Netflix é perfeita para os fãs de mistérios adolescentes! Um de Nós Está Mentindo é baseada no livro de Karen M. McManus e conta a história de 5 jovens que, por coincidências bizarras, vão parar na detenção juntos, mas apenas 4 deles terminam o dia com vida. A situação fica ainda mais suspeita quanto descobrem que o garoto que morreu iria publicar segredos de cada um dos colegas que estava na sala com ele mais cedo.

Atenção! Alerta de spoiler para quem não leu o livro e não assistiu a série Um de Nós Está Mentindo.

GIF escrito
GIF/CAPRICHO

Seja lendo o livro ou assistindo a adaptação, a pergunta que fica na mente de quem começa Um De Nós Está Mentindo é a mesma: Afinal, quem matou o Simon?

A CH conferiu a produção feita pela Peacock – mas que está disponível na Netflix no Brasil – e também leu o livro publicado pela Galera Record e descobrimos que a resposta pode ser diferente para cada um dos casos.

O plano de Simon

No livro, Simon foi responsável por arquitetar todos os detalhes de sua morte após Jake descobrir que ele fraudou uma votação do conselho de baile dos calouros. Para mantê-lo calado sobre o assunto, ele revela a traição de Addy e o envolve no esquema, assim teria alguém para continuar postando no blog, já que Janae se recusou a ajudar.

Na verdade, apesar de algumas pistas apontarem para isso, o leitor só descobre que Jake está comandando as coisas quando Addy percebe que a pessoa publicou algo que ela contou apenas para ele. O fato é confirmado em uma conversa com Janae, que sabe de tudo e está sendo chantageada pelo garoto para continuar enganando a polícia com provas falsas para culpar Addy e os demais pela morte de Simon.

Inclusive, Simon escolheu cada uma das pessoas que seria incriminada por diferentes motivos. No enredo do livro, o jovem é apaixonado por Keely antes da garota começar a namorar Cooper, só que ela não corresponde ao sentimento e acaba beijando Nate em uma festa para dispensar o dono do site.

Continua após a publicidade

Cooper é escolhido após ficar com medo de Simon ter descoberto seu segredo e pedir que ele seja desconvidado de uma festa. Já Brownyn competia muito com Simon na escola e acaba passando a data de inscrição de um evento escolar errada para ele, sendo o suficiente para que a adolescente se torne um alvo. Enquanto isso, Addy é selecionada para estar na sala de detenção como uma vingança de Jake, se assemelhando mais com a adaptação.

Ah, e não para por aí! Kris é o responsável por perceber que foi tudo ideia de Simon. Enquanto Nate ainda está preso, ele se encontra com Cooper, Browyn, Maeve, Addy e Ashton – irmã de Addy, que não aparece na produção, mas desenvolve um papel muito importante na narrativa da personagem do livro – para falar sobre possíveis teorias e suspeitos do caso.

Após descartar os 4 jovens e a pessoa responsável pela detenção, Kris declara que a única pessoa na sala seria o próprio Simon.

O plano de Jake

Diferente do livro, Jake é quem arquiteta a morte de Simon na série através de uma manipulação. O adolescente combina tudo com o “amigo” de infância como se fosse apenas mais um desafio dos dois e garante que ele terá canetas de adrenalinas disponíveis fora da sala para salvá-lo da reação alérgica. Mas o ex de Addy rouba os objetos da enfermaria para que Simon realmente morra e ele possa incriminar os quatro, principalmente Addy, pelo ocorrido.

Outro fator é que Janae que não sabe nada, diferente do livro em que ela resolve não ajudar, mas conhece todo o plano do amigo.

O desfecho

Tanto o livro quanto a série terminam com a perseguição de Jake e Addy na floresta, só que o desfecho do momento é bem diferente. Na obra de Karen, o garoto chega a agredir Addy na tentativa de impedir que ela conte que ele está envolvido no plano de Simon, mas acaba sendo derrubado por Cooper e levado pela polícia, dando um fim ao enredo.

Já a série, provavelmente em busca de abrir um gancho para uma possível 2ª temporada, faz com que Jake seja atingido por um tiro e um pequeno salto temporal mostre que ele desapareceu após ser revelado, pelas gravações das conversas que tinha com Simon, que ele estava envolvido na morte do garoto. Os personagens finalizam o episódio recebendo uma mensagem misteriosa que dá a entender que eles terão que seguir as indicações de alguém se não quiserem o paradeiro de Jake revelado.

E aí, qual dos dois desfechos você curtiu mais? Se você ainda não leu o livro, compre o seu aqui, e se ainda não assistiu a série, corre na Netflix!

*As vendas realizadas através dos links neste conteúdo podem render algum tipo de remuneração para a Editora Abril

Continua após a publicidade

Publicidade