
Tudo o que sabemos sobre ‘SERENA & VENUS’, novo álbum de Tasha e Tracie
Feat com Liniker e Bivolt, desenhos feitos com caneta azul, e personagens reais formam "crônica sonora" no novo trabalho das gêmeas
ERENA E VENUS, primeiro álbum de Tasha e Tracie, está chegando. Com 21 faixas inéditas, que exploram memórias afetivas e atravessamentos das gêmeas da zona norte de São Paulo, o trabalho cria uma “crônica sonora” sobre a história das artistas e chega aos streamings nesta quinta-feira (25).
Se você está ansioso para descobrir o que vem por aí, a CAPRICHO reúne algumas das coisas que já sabemos sobre a nova obra das rappers, que foram nossas garotas da capa impressa no mês de julho.
Entre feats diferentões com nomes como Liniker e Bivolt, há referências da construção da capa e também as inspirações por trás das letras presentes no trabalho. SERENA & VENUS é um convite das gêmeas para conhecer a história de uma mulher que se envolveu com o mundo do crime. Desenvolvida ao longo das canções, a personagem se apaixona por um bandido, mergulha no sistema prisional e sente, na pele, o abandono.
Assim, a obra busca discutir as diferenças na forma como ambos os sexos enfrentam essa realidade. “Diferente dos homens encarcerados, que recebem visitas, cartas e apoio, a mulher, quando privada de liberdade, é esquecida”, diz o material de divulgação do projeto.
Inspiração para faixas
A narrativa abordada pelas gêmeas do Jardim Peri, zona norte de São Paulo, atravessa uma realidade experienciada por elas, mas também por seu pai e sua mãe, que passaram pelo sistema carcerário. Assim, a obra se torna um manifesto que pretende lidar com as contradições desse duro contexto social, mas também celebrar um recomeço.
Na entrevista de capa da CAPRICHO, realizada pela repórter Bruna Nunes, as meninas ressaltaram que o disco revisitaria a história delas, mas também mostraria um outro momento de suas vidas. “Vai compactar tudo o que a gente passou. Se alguém não entendeu Rouff e Diretoria, talvez entenda agora”, disse Tracie na época.
“Acho que esse novo momento fala sobre um lugar diferente que a gente está vivendo. A gente já tem quase 30 anos, e tá aprendendo a viver fora do estado de alerta, de sobrevivência. A gente sempre achou que só precisava de dinheiro para ser feliz, mas tem os traumas, o medo de ficar sem nada, o sentimento de que é uma fraude, o pânico de parar de trabalhar”, contou Tasha.
Feats
SERENA & VENUS é uma produção independente que ganhou vida no estúdio construído pelas irmãs. O disco tem produção de Pizzol, Caio Passos, Fahel e Stuani, Marvin e Retroboy; co-produção das próprias Tasha & Tracie e participações especiais de Liniker, Bivolt, Bitrinho, Dj MF, Dona Kelly, Cecéu Muniz, Nath Fischer e Mc Marks.
Significado da capa
A capa tem uma história de afeto, já que ela tem como inspiração as cartas manuscritas que Tasha e Tracie recebiam da mãe, enquanto ela estava presa. Produzida a partir dos desenhos de Jota Guetto, um amigo pessoal da rappers, a obra busca reestabelecer esse elo entre mulheres em meio à ausência.
“Porque, quando nossa história não é contada, nada muda”, disse Tracie sobre o poder de contar suas próprias narrativas.
Sonoridade
Além do rap clássico, o disco explora influências do house contemporâneo, R&B, funk e sonoridades afro-diaspóricas para dar ritmo as vivências e a mensagem das irmãs, que se reafirmam como vozes potentes na cultura urbana brasileira.
“A gente ama funk, por exemplo, mas ainda não conseguiu lançar tudo o que queria nesse gênero. Também gosto da ideia de explorar mais coisas com percussão, sabe?”, disse Tracie durante aquela conversa com a Bruna Nunes. “Quero muito lançar um Afrobeat”, completou Tasha.
Confira a tracklist completa
- Intro tic tac (feat.Helen Helene)
- Serena e Venus— prod.Pizzol
- Top shottas (feat.Bitrinho)
- Amina— prod.Retroboy
- Crua— prod.Pizzol
- A milhão— prod.Pizzol
- Simpatia (feat.Liniker e Bivolt) — prod.Pizzol
- Check mate — prod.Marvin
- Flor de plástico (feat.DJ MF) — prod.Pizzol
- Interlúdio Neurose — prod.Pizzol
- Cê é loco… INTRO (feat.Nicolz e Afronta Meg)
- Sem perceber (feat.Dona Kelly e Cecéu Muniz) — prod.Pizzol
- Tô trampando — prod.Pizzol
- Superstar — prod.Pizzol
- Carisma — prod.Pizzol
- Segue o baile INTRO (feat.Nicolz e Afronta Meg)
- Chefuxa (feat.Nath Fischer) — prod.Caio Passos
- Cara fechada (feat.MC Marks) — prod.Fahel & Stuani
- Eu diria (feat.DJ MF) — prod.Retroboy
- Dança— prod.Pizzol
- Umami— prod.Pizzol
Ficou afim de ouvir tudo? O álbum chega às plataformas digitais nesta quinta, 25, às 21h, e você pode fazer o pré-save aqui.
Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.