Tihuana pegou um, pegou geral!
A história da música "Tropa de Elite", da banda Tihuana
A banda Tihuana estourou em 2000 com a música Tropa de Elite. Na época, a música virou febre e a caiu na boca do povo. Sete anos depois o maior filme de 2007 trouxe a canção de volta às paradas. Roman, o baixista da banda, conversou com a CAPRICHO sobre a música e o filme.
Como vocês receberam o convite para fazer parte da trilha do filme Tropa de Elite?
A gente recebeu uma ligação da produtora do filme no início de 2007. Eles nos falaram que estavam fazendo um filme que ia contar a história de um capitão do Bope. E também que o filme ia ter o Wagner Moura e que o diretor ia ser o José Padilha, que nós já conhecíamos de nome por causa do documentário Ônibus 174. Como sabíamos que os dois eram bons, achamos a história bacana e autorizamos. Sem nem saber direito como seria o filme e muito menos que nome seria Tropa de Elite.
A música é do primeiro CD de vocês e fez muito sucesso na época do lançamento, né?
Sim. Em 2000, quando o CD Ilegal foi lançado, ela foi single, virou clipe, tocou direto nas rádios. A música foi um sucesso e, até antes do filme, ela ia bem nos shows. Junto com Pula e Renata era uma das músicas fortes do nosso repertório.
E com o filme isso aumentou?
Ah, com certeza, o tsunami do filme Tropa de Elite nos arrastou também, toda a polêmica do filme, da pirataria e a força do filme mesmo. A música foi mesmo na onda. Para a banda, está sendo muito bacana.
Como é a sensação de ver a música voltar depois de todo esse tempo, e com toda essa força?
Realmente, prova como o mundo dá voltas. A música voltou a tocar nas rádios, a alcançar primeiro lugar, é uma das mais baixadas para ser toque de celular, em sites de crifras ela também está no tropo das procuradas, a musica ressuscitou total.
E assim alcançou uma galera mais nova que não lembrava da música, né?
Exatamente. Essas meninas que agora tem 15 anos, na época tinham 8. E isso é bem legal, porque dá um reciclada no nosso grupo.
Você já assistiu o filme?
Claro!
E assistiu o pirata?
Ah, assisti só depois. (risos) Primeiro a banda foi toda na pré-estréia ver no cinema. Até porque queríamos ver com um som bom, ouvir a música direito. Assistimos numa sessão para o elenco e convidados e conhecemos todo o pessoal filme.
No filme, a música é muito impactante. O que vocês sentiram quando viram a música no filme?
Vendo no cinema a gente entendeu, o porquê da liga da parada. A gente não escreveu essa música pensando em nada daquilo, em Bope, Rota ou qualquer tipo polícia. A gente chegou a conclusão que se tivessem pedido para a gente fazer um música para o filme ela não ficaria tão perfeita como essa ficou.
Qual a é história da música, afinal?
Tropa de Elite era o Tihuanna, na verdade. O que queríamos dizer é que estávamos chegando e tomando a cena musical de assalto. A banda era novidade, era o nosso primeiro CD. E a gente com a pegada de uma banda rock queria chegar e arrebentar! Mas é engraçado, porque nesses anos todos, as vezes rolava de estar no show e algum segurança que também servia algum batalhão falar para a gente ¿cantamos essa música lá no quartel¿, até bombeiros já tinham falado isso para gente. O próprio José Padilha, diretor do filme, falou que quando estava entrevistando a galera do BOPE ele perguntou o que os caras ouviam nas missão. E eles falaram ¿ a gente sempre coloca na viatura a música Tropa de Elite do Tihuana, quando está indo para uma missão.
E com a revitalização da música, rolou uma nova versão?
Olha que legal, a gente acabou fazendo amizade com a galera que participou do filme. E o André Ramiro, que interpreta o aspira Matias do filme, é rapper além de ator. Então o Tihuana acabou fazendo uma versão nova da música Tropa de Elite com ele fazendo um rap. E essa versão já está tocando em algumas rádios.