Taylor Swift vence ‘Álbum do Ano’ pela 4ª vez e quebra recorde no Grammy

Vitória para “Midnights” foi a quarta de Swift na categoria de álbum do ano, depois das vitórias anteriores para “Fearless”, “1989” e “Folklore”.

Por Andréa Martinelli Atualizado em 29 out 2024, 16h14 - Publicado em 5 fev 2024, 01h50
Continua após publicidade

Taylor Swift já tem mais álbuns em primeiro lugar nas paradas internacionais do que qualquer outra mulher e também é dona da turnê com a maior bilheteria da história. Mas na noite de hoje, domingo (4), ela quebrou um novo recorde: agora, ela também se tornou a única mulher a ganhar quatro vezes o prêmio de “Álbum do Ano” nos 66 anos de história do Grammy Awards.

Esta foi a sexta indicação de Swift ao prêmio e sua quarta vitória. Assim, ela ultrapassa grandes nomes da música que venceram três vezes na categoria – e eram todos homens: Frank Sinatra, Stevie Wonder e Paul Simon.

“Midnights” superou indicações de SZA – a queridinha da noite -, Olivia Rodrigo, boygenius, Lana Del Rey, Miley Cyrus, Jon Batiste e Janelle Monáe para levar o prêmio de melhor álbum do Grammy.

Ah, e você achou que parava por aí? Esta foi a sua segunda vitória da noite: momentos antes, ela levou um gramofone por Melhor Álbum Pop Vocal, também por Midnights. Anteriormente, ela levou prêmios por “Fearless” em 2010, “1989” em 2016 e “Folklore” em 2020.

Ao levar seu primeiro prêmio, ela surpreendeu a todos anunciando seu novo álbum. Batizado de “The Tortured Poets Department” (Departamento de poetas torturados, em tradução livre), ele está previsto para 19 de abril e os fãs norte-americanos já podem adquirir o “pre-save” no site oficial da cantora

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

“Esse é o meu 13º Grammy e vocês sabem que 13 é o meu número da sorte”, comentou. “Eu sempre penso que grande parte de um sucesso dos artistas está nos fãs. E eu gostaria de aproveitar e anunciar, nesta noite, um segredo que eu venho escondendo de vocês nos últimos dois anos. O meu novo álbum, chamado ‘The Tortured Poets Department’, será lançado no dia 19 de abril”, disse.

Taylor tem uma trajetória e tanto no Grammy. Além dos prêmios que já citamos, em 2014, “Red” perdeu para “Random Access Memories” de Daft Punk e, em 2022, “Evermore” perdeu para “We Are” de Batiste. No ano passado, Beyoncé ganhou seu 32º Grammy, e se tornou a artista mulher com maior número de estatuetas da premiação.

Um suspense que chegou ao fim

Na tarde deste domingo (4), Taylor mudou seus avatares nas redes sociais para versões preta e branca – mesmas cores de Reputation, seu sexto álbum de estúdio. A mudança deixou os “swifties” eufóricos; isso porque as alterações podem indicar o anúncio da regravação de Reputation (Taylor’s Version), o qual a cantora ainda não tem os direitos. O termo “REP TV” ficou entre os assuntos mais comentados no X (ex-Twitter).

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Teorias sobre o possível anúncio para hoje já circulavam há dias, mas a movimentação parece confirmar um desejo antigo: desde 2023, fãs cravam datas sobre o possível anúncio do álbum. A mais compartilhada até agora era a que Taylor lançaria o álbum no último show da The Eras Tour, em São Paulo, coisa que não se confirmou. Além das alterações nas redes sociais, site da cantora também saiu do ar.

E aí? Já começou a contagem regressiva?

Publicidade