Taylor Swift se manifesta sobre shows cancelados por ameaça de ataque
A cantora finalizou a etapa europeia da The Eras Tour e compartilhou um texto sobre as apresentações que seriam alvo de um ataque terrorista
Taylor Swift usou as redes sociais para comentar o cancelamento de 3 performances da The Eras Tour que estavam previstos para acontecer em Viena, na Áustria, no início do mês. A notícia da suspensão das apresentações veio depois que autoridades locais descobriram planos para um atentado terrorista nos shows da cantora, que afirmou que esperou até que a turnê fosse finalizada para abordar o tema com segurança.
Swift esperou até que a etapa europeia da turnê fosse finalizada com uma série de shows no Wembley Stadium, localizado em Londres, para se manifestar sobre o assunto. Depois de realizar a última apresentação no Reino Unido, a cantora escreveu um texto em que abordou ameaça do ataque e explicou seu silêncio.
“Entrar no palco em Londres foi uma montanha-russa de emoções. Ter nossos shows em Viena cancelados foi devastador. O motivo para esses cancelamentos me inundaram com um novo senso de medo e uma tremenda quantidade de culpa porque tantas pessoas se planejaram para estar naqueles shows. Mas eu também fiquei grata pelas autoridades já que, graças a eles, estamos lamentando shows e não vidas”, destacou a artista.
“Deixe-me ser muito clara: Eu não vou falar sobre algo publicamente se eu acreditar que isso vá provocar aqueles que querem machucar os fãs que vão aos meus shows“, destacou Swift na publicação. “Em casos assim, ‘silêncio’ é, na verdade, mostrar cautela, e esperar para se expressar no momento em que é correto. Minha prioridade era terminar a etapa europeia da turnê em segurança, e é com um grande alívio que digo que conseguimos fazer isso. Então, Londres veio como um sonho.”
A cantora compartilhou que viu a movimentação dos fãs em Viena depois do cancelamento dos shows e que isso a motivou ainda mais a trabalhar para que os shows de Londres acontecessem como previsto. “Eu fiquei emocionada pelo amor e união que vi entre os fãs que se apoiaram. Decidi que toda minha energia precisava se concentrar em ajudar a proteger quase meio milhão de pessoas que estavam indo assistir os shows de Londres. Meu time e eu trabalhamos em conjunto com a equipe do estádio e com as autoridades britânicas todos os dias para atingir esse objetivo, e quero agradecê-los por tudo que fizeram por nós”, acrescentou.
“Em resumo, terminamos a etapa europeia da The Eras Tour. Com isso, tivemos alguns dos públicos mais apaixonados para quem já toquei, novas tradições no show e a adição de uma nova era”, disse Swift ao agradecer também sua equipe que a acompanha em todas as apresentações.
Ameaça de atentado
Em uma coletiva de imprensa, oficiais de segurança do país informaram prenderam um homem de 19 anos que tinha a intenção de matar “um grande grupo de pessoas” em um ataque suicida. Ele ainda teria confessado que o atentado aconteceria com facas e explosivos, que seriam levados ao Ernst Happel Stadium. Era esperado que mais de 195 mil pessoas passassem pelo local no decorrer dos três dias de evento.
A notícia do planejamento do atentado e o cancelamento dos shows aconteceu depois de três crianças serem mortas em um ataque com faca durante um workshop de dança e yoga inspirado na cantora. O caso aconteceu em Southport, cidade localizada em Merseyside, na Inglaterra, no último mês e também deixou outras oito crianças e dois adultos internados.
Segundo a Associated Press, as vítimas fatais eram meninas de 6, 7 e 9 anos. O suspeito é um homem de 17 anos que foi preso minutos após o ocorrido. No dia seguinte ao ataque, Swift usou as redes sociais para se manifestar e afirmou que ficou “completamente em choque”.
“O horror do ataque de ontem Southport está tomando conta de mim continuamente, e estou completamente em choque. A perda de vidas e da inocência, e o trauma horrível que impactou a todos que estavam lá, as famílias e os socorristas. Eram apenas crianças em uma aula de dança. Estou em completo luto e não sei como transmitir minhas condolências a essas famílias“, escreveu a cantora.