Continua após publicidade

Série de Entrevista com o Vampiro traz nova perspectiva da história

Estrelada por Jacob Anderson e Sam Reid, primeira temporada acaba de chegar no catálogo da Amazon Prime Video

Por Arthur Ferreira Atualizado em 29 out 2024, 15h45 - Publicado em 29 Maio 2024, 19h01
L

ançado em 1978, o clássico livro de Entrevista com o Vampiro já foi adaptado para o cinema uma vez, em 1994. Dirigido por Neil Jordan e estrelado por grandes estrelas de Hollywood, Tom Cruise e Brad Pitt, o filme foi um grande sucesso, rendendo duas indicações ao Oscar, e se tornando um clássico cult.

Depois de uma adaptação tão poderosa, era inimaginável que uma nova tentativa alcançasse o mesmo hype, porém a nova adaptação que acaba de chegar no catálogo do Prime Video* não ficou para trás.

 

Na trama, acompanhamos Louis, um vampiro centenário que decide narrar sua história de vida para um jornalista. Após ser abordado pelo vampiro Lestat, ele é transformado em vampiro e os dois se tornam companheiros imortais. Condenado a viver para sempre e com uma vontade incontrolável por sangue humano, ele entra em conflito com sua nova realidade e começa a perder resquícios de sua humanidade.

A nova série conta com o roteiro de Rolin Jones e desta vez com Jacob Anderson no papel de Louis e Sam Reid na pele de Lestat. Além dos protagonistas, a trama ainda conta com Bailey Bass como Claudia e Eric Bogosian como o jornalista Daniel Molloy.

Continua após a publicidade

Apesar de baseada na mesma obra, a nova adaptação apresenta alguns pontos diferentes do filme de 1994, a começar pelo próprio Louis. Desta vez interpretado por um ator negro, o personagem passa pelas mesmas frustrações vividas por homens negros durante os anos 1900 — o que, teoricamente, deixa a oferta de vida eterna feita por Lestat ainda mais irresistível.

Assim que o primeiro trailer da série foi liberado e Jacob Andersen apareceu como Louis, começaram os comentários negativos sobre a troca de cor de pele do personagem. A rejeição tinha suas raízes nos mesmos argumentos que usaram para diminuir a Ariel de Halle Bailey e o Simon Basset de Regé-Jean Page.

 

A nova história transformou Louis em uma espécie de cafetão das ruas de Nova Orleans, cuidando de negócios com prostituição e jogatina, mas apesar dessa transformação em seu contexto, a essência do personagem ainda está ali.

Continua após a publicidade

Agora dividida em 8 episódios, a nova adaptação consegue explorar muitos detalhes que sentimos falta durante as duas horas do filme de 1994. Uma personagem que se beneficia muito disso é Claudia, uma adolescente que é transformada em vampira por Lestat e Louis, e se torna uma filha para dupla. No filme ela é interpretada brilhantemente por Kristen Dust, que tinha 12 anos na época, mas a nova interpretação de Bailey Bass também consegue se destacar dentro de um episódio mais focado em sua história.

A série da AMC ainda  explora com mais profundidade a relação entre os dois protagonistas, deixando escancarado o relacionamento homoafetivo que antes estava escondido no subtexto. Lestat está ainda mais voraz em seus ataques, com direito a gargantas rasgadas, sangue jorrando e cabeças arrancadas, deixando a linguagem homoerótica e os diálogos vampirescos mais intensos.

Diferente do filme de 1994, Louis e Lestat falam um com o outro com um desejo e uma melancolia explícitos em muito pouco tempo tela, construindo uma ligação terna e perturbadora ao mesmo tempo.

Continua após a publicidade

Todas essas mudanças conquistaram a crítica e, no Rotten Tomatoes, por exemplo, a série conta com uma aprovação muito maior que o filme de 1994. Enquanto a trama estrelada por Pitt e Cruise conta com 64% da crítica na plataforma, a nova série já atingiu 96% de aceitação. Antes mesmo de sua estreia nos Estados Unidos, a produção da AMC recebeu ótimos comentários e já tinha sido até mesmo renovada para uma segunda temporada.

Mudanças são necessárias e há sempre espaço para contar grandes clássicos de diferentes maneiras. Em sua primeira temporada, a série conseguiu prender muito bem a nossa atenção, o suficiente para deixar o público curioso para uma próxima temporada, mesmo já conhecendo o final de toda a trama.

Continua após a publicidade

A primeira temporada de Entrevista com o Vampiro já está disponível na Amazon Prime Video.

*As vendas realizadas através dos links neste conteúdo podem render algum tipo de remuneração para a Editora Abril

Publicidade