Continua após publicidade

Será que Wicked e Gladiador podem ser o novo Barbenheimer?

Em 2023, a combinação da data de estreia de Barbie e Oppenheimer criou um fenômeno que dominou as redes sociais e as salas de cinema

Por Anny Caroline Guerrera 2 nov 2024, 19h01
Continua após publicidade
A

 

estreia combinada de Barbie e Oppenheimer gerou um dos maiores fenômenos da cultura pop nos últimos anos, com resultados expressivos de bilheteria e engajamento. Popularizado como Barbenheimer, o movimento que brincava, principalmente, com a estética oposta dos dois filmes levou milhares de pessoas às salas de cinema e garantiu incontáveis publicações com memes nas redes sociais, colaborando ainda mais para o marketing de ambos lançamentos. Agora, Wicked e Gladiador II parecem estar em busca do mesmo resultado.

Inicialmente, as duas produções estreariam em novembro, mas em semanas distintas. Só que, com a data de Moana 2 anunciada para 28 de novembro, o lançamento estrelado por Cynthia Erivo e Ariana Grande foi alterado para 22 de novembro, coincidindo com a sequência do marcante longa de 2000, que tem Paul Mescal e Pedro Pascal no protagonismo. Ao perceber que, assim como em Barbenheimer, os filmes trazem ideias contrastantes, o público passou a especular a possibilidade de um novo evento cinematográfico.

 

Em julho deste ano, Mescal refletiu que seria interessante ver o movimento se repetindo, chegando a analisar o trocadilho da junção dos títulos. “Wickdiator não soa tão bem, né?”, brincou ele em entrevista ao Entertainment Tonight. “Acho que prefiro Glicked se tiver um efeito similar ao que aconteceu com Barbie e Oppenheimer”, acrescentou. Para o ator, seria “incrível” se o fenômeno se acontecesse mais uma vez já que, ao invés de dividir o público, a movimentação fez com que os dois longas ganhassem ainda mais audiência e repercussão.

Eu acho que os filmes não poderiam estar em polos mais opostos e funcionou nesse contexto anteriormente. Então, dedos cruzados para que as pessoas saiam e assistam aos dois lançamentos no fim de semana de estreia

Paul Mescal sobre Wicked e Gladiador
Continua após a publicidade

Jon M. Chu, diretor de Wicked, também aproveitou a onda de publicações sobre o assunto e compartilhou uma série de memes que misturavam elementos dos projetos. “Você não está entretido?”, comentou ele em um cartaz que combina os personagens das duas histórias, fazendo referência a uma das falas mais marcantes de Gladiador.

Ao analisar os contrastes entre o que aconteceu em 2023 e as estreias de 2024, é possível prever que a semana de estreia das produções tenha um resultado similar ao de Barbie e Oppenheimer, mas o impacto na cultura pop não deve ser o mesmo. É fato que Wicked e Gladiador II são dois dos filmes mais aguardados do ano e terão uma repercussão gigantesca por diferentes fatores, mas o ineditismo fez com que o Barbenheimer se tornasse um movimento único. E isso não é uma coisa ruim.

Wicked e Gladiador já se destacam por seus próprios elementos e, com certeza, vão deixar novas marcas no entretenimento com espetáculos distintos nas salas de cinema. Talvez eles não repitam o feito cultural de Barbie e Oppenheimer sendo lançados juntos, mas, com certeza, vão ter seus próprios detalhes repercutindo entre a audiência.

Wicked e Gladiador II estreiam em 22 de novembro nos cinemas.

Publicidade