Continua após publicidade
Continua após publicidade

Saída de Seunghan do RIIZE é algo que não podemos mais aceitar no k-pop

Fãs de outros artistas se uniram em defesa do cantor, vítima de cyberbullying e descaso dentro da própria gravadora.

Por Gustavo Balducci Atualizado em 15 out 2024, 19h28 - Publicado em 15 out 2024, 19h00
M

 

enos de 48 horas após o RIIZE anunciar o retorno do integrante Seunghan, de 21 anos, ao grupo sul-coreano, a decisão foi revertida, deixando o público chocado e gerando uma onda de reações negativas. Isso também confirmou algo que, pelo menos entre os fãs internacionais, já é unânime: não podemos mais aceitar esse tipo de situação no k-pop.

Tudo começou após uma polêmica no final do ano passado, quando fotos e vídeos pessoais de Seunghan, anteriores à estreia do grupo pela SM Entertainment, foram divulgadas na internet sem o seu consentimento. Nas imagens, ele aparece fumando um cigarro e beijando uma garota. Na época, parte do fandom alegou que isso mancharia a imagem do RIIZE para sempre. Como resposta, a gravadora optou por suspendê-lo de todas as atividades por tempo indeterminado.

“Seunghan está arrependido e reflete sobre a decepção e confusão causadas à sua equipe, aos membros e aos fãs, devido a questões relacionadas à sua vida pessoal”, dizia o comunicado. O caso gerou debate sobre a relação tóxica entre fãs e seus artistas favoritos, além da propagação de fake news e da prática de cyberbullying.

Dez meses após o afastamento, no dia 11 de outubro de 2024, a SM revelou que o sétimo membro estava de volta ao grupo. Porém, enquanto muitos celebravam o momento, uma parte dos fãs sul-coreanos demonstrava insatisfação e pedia que o cantor fosse removido novamente.

A situação ficou ainda pior no dia seguinte, quando cerca de mil coroas de flores para funeral (um tipo de protesto que, infelizmente, está se popularizando no k-pop) foram enviadas para a sede da empresa, em Seul. A atitude deixou o restante do fandom revoltado, mas fez com que o próprio Seunghan compartilhasse uma carta escrita à mão, confirmando sua saída definitiva do grupo.

“Sei que muitas pessoas têm pensado seriamente sobre o meu retorno, e estou profundamente ciente da gravidade da situação. Ao refletir se eu estava pensando apenas em mim mesmo e se causei um dano significativo à empresa e aos membros, e se eu realmente sou digno de estar em um grupo que merece tanto amor, os únicos sentimentos que experimentei foram preocupação e arrependimento,” disse ele.

Continua após a publicidade

“Acredito que a melhor decisão para todos é eu deixar o grupo. Não quero mais que os fãs passem por confusão ou dor, nem que os membros e a empresa sejam prejudicados por minha causa”, completou.

“Seunghan expressou consistentemente sua intenção de deixar o grupo pelo bem dos demais membros e dos fãs”, acrescentou a Wizard Production (uma divisão de gerenciamento da SM) em um novo comunicado. “Por respeito à decisão do artista, estamos anunciando a saída de Seunghan do RIIZE, em vez dele se juntar ao grupo.”

A reviravolta comoveu até mesmo fãs de outros artistas, que saíram em defesa do cantor nas redes sociais através das hashtags #SMSupportsBullying, #RII7E_or_NONE, #JusticeforSEUNGHAN e #bringSEUNGHANback. Rapidamente, o X, antigo Twitter, foi tomado pelo assunto:

Continua após a publicidade

Uma petição online pedindo o retorno de Seunghan foi organizada e já possui mais de 200 mil assinaturas no site Change.org. Ao mesmo tempo, os perfis oficiais do RIIZE estão sofrendo boicote e perderam milhares de seguidores. A falta de apoio da gravadora também fez com que o valor de suas ações caíssem nos últimos dias. Agora, resta saber se alguma mudança de fato irá acontecer.

Publicidade

Publicidade