Saída de Seunghan do RIIZE é algo que não podemos mais aceitar no k-pop
Fãs de outros artistas se uniram em defesa do cantor, vítima de cyberbullying e descaso dentro da própria gravadora.
enos de 48 horas após o RIIZE anunciar o retorno do integrante Seunghan, de 21 anos, ao grupo sul-coreano, a decisão foi revertida, deixando o público chocado e gerando uma onda de reações negativas. Isso também confirmou algo que, pelo menos entre os fãs internacionais, já é unânime: não podemos mais aceitar esse tipo de situação no k-pop.
Tudo começou após uma polêmica no final do ano passado, quando fotos e vídeos pessoais de Seunghan, anteriores à estreia do grupo pela SM Entertainment, foram divulgadas na internet sem o seu consentimento. Nas imagens, ele aparece fumando um cigarro e beijando uma garota. Na época, parte do fandom alegou que isso mancharia a imagem do RIIZE para sempre. Como resposta, a gravadora optou por suspendê-lo de todas as atividades por tempo indeterminado.
“Seunghan está arrependido e reflete sobre a decepção e confusão causadas à sua equipe, aos membros e aos fãs, devido a questões relacionadas à sua vida pessoal”, dizia o comunicado. O caso gerou debate sobre a relação tóxica entre fãs e seus artistas favoritos, além da propagação de fake news e da prática de cyberbullying.
Dez meses após o afastamento, no dia 11 de outubro de 2024, a SM revelou que o sétimo membro estava de volta ao grupo. Porém, enquanto muitos celebravam o momento, uma parte dos fãs sul-coreanos demonstrava insatisfação e pedia que o cantor fosse removido novamente.
A situação ficou ainda pior no dia seguinte, quando cerca de mil coroas de flores para funeral (um tipo de protesto que, infelizmente, está se popularizando no k-pop) foram enviadas para a sede da empresa, em Seul. A atitude deixou o restante do fandom revoltado, mas fez com que o próprio Seunghan compartilhasse uma carta escrita à mão, confirmando sua saída definitiva do grupo.
“Sei que muitas pessoas têm pensado seriamente sobre o meu retorno, e estou profundamente ciente da gravidade da situação. Ao refletir se eu estava pensando apenas em mim mesmo e se causei um dano significativo à empresa e aos membros, e se eu realmente sou digno de estar em um grupo que merece tanto amor, os únicos sentimentos que experimentei foram preocupação e arrependimento,” disse ele.
“Acredito que a melhor decisão para todos é eu deixar o grupo. Não quero mais que os fãs passem por confusão ou dor, nem que os membros e a empresa sejam prejudicados por minha causa”, completou.
“Seunghan expressou consistentemente sua intenção de deixar o grupo pelo bem dos demais membros e dos fãs”, acrescentou a Wizard Production (uma divisão de gerenciamento da SM) em um novo comunicado. “Por respeito à decisão do artista, estamos anunciando a saída de Seunghan do RIIZE, em vez dele se juntar ao grupo.”
안녕하세요, 위저드 프로덕션입니다. pic.twitter.com/cquJ5WyjDT
— RIIZE (@RIIZE_official) October 13, 2024
A reviravolta comoveu até mesmo fãs de outros artistas, que saíram em defesa do cantor nas redes sociais através das hashtags #SMSupportsBullying, #RII7E_or_NONE, #JusticeforSEUNGHAN e #bringSEUNGHANback. Rapidamente, o X, antigo Twitter, foi tomado pelo assunto:
ONEDOORS, this is not about #BOYNEXTDOOR , let’s support #RIIZE‘s fandom BRIIZE, who are going through this difficult time right now. Regardless of the reason for removing a member, let’s show solidarity
BRING BACK SEUNGHAN
JUSTICE FOR SEUNGHAN #SMSupportsBullying#FVCKYOUSM pic.twitter.com/S4aCW8kV1I— BOYNEXTDOOR NEWS (@BOYNEXTDOORNEWS) October 13, 2024
KISSYS! Não é sobre o KISS OF LIFE, mas é sobre uma injustiça que está acontecendo, por isso deixamos aqui nosso apoio e empatia aos BRIIZE e as fanbases brasileiras dos meninos do RIIZE!#SMSupportsBullying#FVCKYOUSM#BringbackRII7E#RII7E_or_NONE#SM_쓰레기 pic.twitter.com/GnS6Vl5Mhz
— KISS OF LIFE BRASIL | LOSE YOURSELF D-DAY 🌒 (@BR_KissOfLife) October 13, 2024
CARATS, this is not about #SEVENTEEN , let’s support #RIIZE‘s fandom BRIIZE, who are going through this difficult time right now. Regardless of the reason for removing a member, let’s show solidarity
BRING BACK SEUNGHAN
JUSTICE FOR SEUNGHAN #SMSupportsBullying#FVCKYOUSM pic.twitter.com/7gUQtwFCCG— ♡ thatglitterhag ❤︎ (@thatglitterhag) October 13, 2024
🚨Monstiez o assunto atual não diz respeito sobre o #BABYMONSTER, mas os BRIIZES estão passando por um momento muito delicado, então vamos todos nos apoiar agora.
BRING BACK SEUNGHAN
JUSTICE FOR SEUNGHAN #SMSupportsBullying#FVCKYOUSM#BringbackRII7E#RII7E_or_NONE#SM_쓰레기 pic.twitter.com/wSXAgBBsO7— INFO BABYMONSTER BRASIL 🇧🇷 (@InfoBabyMonster) October 13, 2024
Uma petição online pedindo o retorno de Seunghan foi organizada e já possui mais de 200 mil assinaturas no site Change.org. Ao mesmo tempo, os perfis oficiais do RIIZE estão sofrendo boicote e perderam milhares de seguidores. A falta de apoio da gravadora também fez com que o valor de suas ações caíssem nos últimos dias. Agora, resta saber se alguma mudança de fato irá acontecer.
Veja as fotos do 1º ensaio de moda protagonizado por Titi Gagliasso
Apple Martin homenageia a mãe, Gwyneth Paltrow, com vestido dos anos 90
Bruna Marquezine e Shawn Mendes: Entenda como ‘flerte’ começou





