Continua após publicidade

ReeLeitura CH: Como este quadrinho te ajuda a compreender outros mundos

O projeto ReeLeitura, parceria entre CAPRICHO, Instagram, Africanize e Geledés, indicou, desta vez, o livro ''Mukanda Tiodora'', de Marcelo D'Salete

Por NAIARA ALBUQUERQUE Atualizado em 29 out 2024, 18h42 - Publicado em 19 Maio 2023, 16h11

O terceiro episódio do ReeLeitura foi publicado nesta sexta-feira (19), e, nesta edição, indicamos o livro de quadrinhos ”Mukanda Tiodora”, de Marcelo D’Salete (@marcelo.dsalete). Além do autor da obra, a criadora de conteúdo Loo Nascimento (@neyzona) e o ator Jean Paulo (@jeanpaulo_campos) também participaram do episódio comentando o livro escolhido.

O projeto é fruto da parceria da CAPRICHO, com Instagram, Gelédes Instituto da Mulher Negra e Africanize e trará, durante os próximos meses, obras literárias de autores negros brasileiros com o intuito de incentivar a leitura, principalmente dos adolescentes.

O livro de D’Salete mostra São Paulo durante a década de 1860, em que circulava muitas ideias abolicionistas e também estudiosos negros – e a história é baseada em fatos reais, viu?

”A obra literária de autores negros e negras sobre a realidade do seu grupo étnico-racial (e mesmo sobre outros temas) é algo histórico, marcante e singular. Conhecer mais deste universo é extremamente necessário e relevante para todos nós. Pois é a partir da literatura, dos quadrinhos e da arte que podemos elaborar novas formas de ver e compreender a nossa realidade no passado e nos dias de hoje”, afirmou o autor da obra.

Para a criadora de conteúdo Loo Nascimento, disse que amou o livro no momento em que viu sua capa. ”Sou apaixonada por narrativas que investigam e recontam nosso passado, e tive uma grata surpresa ao perceber nas primeiras páginas que se trata de um livro que conta a história de uma GANHADEIRA, as ditas escravizadas de ganho, primeiras empreendedoras brasileiras de que sem tem notícia”.

Continua após a publicidade

Aqui você pode assistir ao terceiro episódio:

View this post on Instagram

A post shared by CAPRICHO (@capricho)

O autor Jean Paulo destacou a importância do Reeleitura em priorizar  narrativas e histórias de autores negros ”que merecem muita atenção e fazem total diferença para que nós, jovens, consigamos conhecer e honrar nossos heróis e heroínas pretas que tanto batalharam para que nós, hoje, possamos aproveitar do nosso maior bem: a liberdade”.

Continua após a publicidade

Você pode conferir os demais capítulos do Reeleitura nas redes sociais da CAPRICHO.

*Preços consultados em 22 de maio de 2023. Sujeitos a alterações. As compras feitas através dos links desta matéria podem render algum tipo de remuneração para a Editora Abril.

Publicidade