Radiohead processa Lana Del Rey por plágio de Creep
"Seus advogados são incansáveis, então eu tratarei disso em julgamento", revelou a cantora, que tentou acordo, sem sucesso, com a banda
No domingo (7/1), Lana Del Rey tornou público o processo de plágio que está sofrendo. A cantora foi acusada pelo Radiohead de ter copiado o single Creep, do álbum Pablo Honey, de 1993. A banda britânica acusa Lana de ter plagiado Creep na canção Get Free, que fecha o álbum Lust for Life, lançando em 2017.
“O processo é verdade. Apesar de eu saber que minha música não foi inspirada em Creep, o Radiohead sente que foi e quer 100% dos direitos de publicação”, escreveu Lana no Twitter. “Eu ofereci 40% nos últimos meses mas eles só aceitam 100%. Seus advogados são incansáveis, então eu tratarei disso em julgamento.”
O mais curioso nessa história, além da semelhança entre as canções, é que o próprio Radiohead já foi processado por plágio por Creep, por se parecer com The Air That I Breathe, da banda The Hollies. A banda de Thom Yorke entrou em acordo e teve que creditar em Creep os compositores da música, Albert Hammond (pai do guitarrista do Strokes, Albert Hammond Jr.) e Mike Hazlewood.
Compare as canções:
Lana Del Rey vem ao Brasil esse ano como atração do festival Lollapalooza Brasil, em março. Mesma coisa acontece com o Radiohead, que desembarca por aqui em abril, para tocar no Soundhearts Festival.