Quem vai ganhar a 17ª temporada de Drag Race? Aqui vai a nossa aposta
Jewels Sparkles, Lexi Love, Onya Nurve e Sam Star são as finalistas da temporada atual do reality

17ª temporada de Rupaul’s Drag Race está chegando ao fim e nesta sexta-feira (18) mais uma drag queen será coroada e entrará para o hall de vencedoras do reality show. Formando o quarteto de finalistas, Jewels Sparkles, Lexi Love, Onya Nurve e Sam Star chegam à final com diferentes trajetórias, mas quem será que leva a melhor?
Para fazer essa análise é necessário refletir sobre quatro tópicos: track record, narrativa, formato da final e engajamento do público.
Track record: quem foi melhor nos desafios ao longo da competição
Ter o melhor histórico nos desafios não é garantia de vitória já há alguns anos. Pensando nas temporadas dos últimos anos: Yvie Oddly e Willow Pill venceram com apenas uma vitória na competição. Jaida Essence Hall foi coroada disputando com o histórico irretocável de Gigi Goode. Symone foi a competidora com mais vitórias em sua temporada, mas também foi a primeira vencedora da história a conseguir o título tendo dublado duas vezes para se manter na competição.
Já Nymphia Wind, tinha uma vitória a menos que suas oponentes Plane Jane e Sapphira Cristál, mas ao contrário delas, passou pela competição ilesa sem precisar dublar para permanecer. Por fim, Sasha Colby é a única da lista que venceu com um histórico muito melhor do que as outras finalistas de suas temporadas. Mas como estão os track records da 17ª temporada?
Na “lanterninha” da competição está Jewels Sparkles, que venceu dois desafios, mas ficou entre as piores duas vezes ao longo da competição. Na frente dela está Sam Star, que tem três vitórias e, assim como Jewels, dublou duas vezes. O segundo melhor histórico da temporada é de Lexi Love, que apesar de ter ficado no “safe” em muitos episódios, conquistou dois desafios sem nunca ter precisado dublar para vencer.
O melhor histórico é o de Onya Nurve. Ela levou a melhor em quatro episódios da temporada e só precisou dublar uma vez.
Quem teve a narrativa de campeã?
Não podemos esquecer que Drag Race é um reality show e, além de dar visibilidade para drags, também é comprometido com o entretenimento. Com o passar dos anos, ficou nítido como a edição do programa e a construção de algumas narrativas nos mostram qual o papel de cada queen na história da temporada, de vencedora à injustiçada, de vilã à alívio cômico.
Das quatro participantes, Sam Star é a queen que menos teve uma narrativa de campeã. Apesar de carismática e talentosa, ela não conseguiu mostrar nada de novo além de uma drag polida. Todos os elementos que ela mostrou ter já foram vistos em outras queens antes. E, claro, há uma comparação feita com sua mãe drag, Trinity The Tuck, que se tornou uma personagem icônica do programa.
Se não fosse todas as semanas em que Lexi Love ficou escondida no “safe”, ela, com certeza, teria uma das narrativas mais fortes. Assim que entrou no werkroom, Lexi se tornou a favorita de muitas pessoas. O problema é que depois de sua primeira vitória, seu desempenho nos desafios ficou morno. Seu destaque foi muito mais pelo seu desenvolvimento pessoal no programa e sobre a luta com seu “sabotador interior”, que a fez comprar uma rivalidade com Suzie Toot que só existiu em sua cabeça.
Onya é um dos grandes destaques da temporada. Começou tímida, mas logo se abriu ao contar que, por ter se assumido e ter começado a fazer drag há pouco tempo, ainda tinha dificuldades em fazer amizades. A nossa loba solitária logo mostrou que faz de tudo um pouco: canta, é boa na comédia, atuação e até consegue se safar na costura.
Apesar de ter o pior track record entre as quatro, Jewels protagonizou bons momentos, teve embates e foi a “mocinha” em todas as suas brigas. Ela, que já começou entre as favoritas do público pelo seu carisma, foi abraçada de vez em seu conflito com Arrietty no meio da temporada.
Agora algumas coincidências de narrativa interessantes:
- Nas últimas três temporadas, as drags que venceram o última episódio antes da final ganharam a temporada (e esse é o caso da Jewels);
- Muitos double shantays revelaram o top 2 da temporada: Sharon Needles x Phi Phi O’Hara, Yvie Oddly x Brooke Lynn Hytes, Symone x Kandy Muse e Angeria Paris VanMicheals x Willow Pill. Se isso se repetir, o cenário está favorável para Onya Nurve e Jewels Sparkles.
- A maldição da black excellence: assim como Onya, Sapphira Cristál e Shea Coulee venceram quatro desafios e tinha os melhores desempenhos em suas temporadas, mas perderam ao dublar contra grandes oponentes na final. Cenário positivo para Jewels Sparkles novamento.
As melhores narrativas são as de Onya Nurve e Jewels Sparkles.
Formato da final
Drag Race já reformulou a dinâmica da final algumas vezes. Começamos com Top 2 dublando, desafio final para o Top 3, lip-sync for the crown com um Top 4, entre outras variações. Nas últimas temporadas o que tem acontecido é: todas as finalistas fazem uma performance solo e duas são classificadas para um lip-sync final.
Nesse cenário, se uma performance individual se destacar muito além das outras, não há track record que empessa a queen de avançar. Lexi pode surpreender nessa primeira fase, mas o mais provável é que Jewels e Onya devem passar para a próxima fase.
No lip-sync final, o lógico seria que Jewels levasse a melhor se levarmos em comparação o embate que as duas tiveram anteriormente. Apesar de não anunciar quem foi a melhor, Jewels se destacou mais que Onya na dublagem em que receberam o double shantay. Mas é claro que Onya pode surpreender.
Engajamento do público
Onya e Jewels são indiscutivelmente as favoritas do público e isso ficou claro com o número de curtidas nos posts da final do programa. Como de costume, a conta oficial do reality fez posts com individuais de cada finalista para que o público engajasse sua favorita. Enquanto Sam Star teve pouco mais de 40 mil curtidas e Lexi alcançou cerca de 70 mil, os números foram bem mais expressivos para as outras competidoras.
Até o último sábado (12), os posts de Jewels e Onya estavam competindo acirradamente, mas agora a diferença é grande novamente: enquanto Jewels conseguiu pouco mais de 450 mil, Onya bateu o marco de 700 mil curtidas.
Para se ter uma noção do quanto o engajamento nesses posts podem ou não impactar a decisão, desde que o programa começou a realizá-los à partir da 6ª temporada, cinco das onze queens com mais curtidas foram as vencedoras de suas temporadas: Bianca Del Rio, Aquaria, Yvie Oddly, Willow Pill e Nymphia Wind.
Para quem vai a sua torcida? Comente nas redes sociais da CAPRICHO!