Quem foi Ed Gein? O serial killer da 3ª temporada de “Monstro” na Netflix

Com participação de Addison Rae, nova temporada da antologia de Ryan Murphy e Ian Brennan resgata a trajetória macabra que inspirou vilões do cinema.

Por Arthur Ferreira 3 out 2025, 09h00
N

esta sexta-feira (3), a Netflix lança a terceira temporada da antologia Monstro, série criada por Ryan Murphy e Ian Brennan que mergulha nas histórias reais de alguns dos criminosos mais chocantes dos Estados Unidos. Depois de Jeffrey Dahmer e dos irmãos Menendez, agora é a vez de Ed Gein, conhecido como o “Açougueiro de Plainfield”.

O homem por trás do terror

Edward Theodore Gein nasceu em 1906, em Wisconsin, e cresceu em uma fazenda isolada ao lado da mãe, Augusta, com quem desenvolveu uma relação de dependência intensa. Após a morte dela, Ed passou a viver recluso e sua obsessão pelo corpo humano tomou proporções perturbadoras.

Na década de 1950, ele foi acusado de assassinar duas mulheres: Mary Hogan, dona de uma taverna, e Bernice Worden, proprietária de uma loja de ferragens. Mas o que realmente chocou o país foi a descoberta macabra dentro de sua casa: móveis, roupas e até utensílios feitos com pele, ossos e órgãos humanos, além da confissão de que violava túmulos para retirar partes dos corpos.

Por conta disso, Gein acabou se tornando um dos nomes mais conhecidos da criminologia, servindo de inspiração para vilões icônicos do cinema de terror, como Norman Bates em Psicose (1960), Leatherface em O Massacre da Serra Elétrica (1974) e Buffalo Bill em O Silêncio dos Inocentes (1991).

Continua após a publicidade

Prisão e fim da vida

Preso em 1957 após o desaparecimento de Bernice Worden, Gein foi considerado mentalmente incapaz de enfrentar um julgamento comum. Em 1968, chegou a ser declarado culpado pelo assassinato dela, mas legalmente insano. Passou o resto da vida em hospitais psiquiátricos e morreu em 1984, aos 77 anos, vítima de insuficiência respiratória causada por câncer.

A adaptação da Netflix

Em Monstro: A História de Ed Gein, quem dá vida ao assassino é Charlie Hunnam, enquanto Laurie Metcalf interpreta Augusta, a mãe. O elenco ainda inclui nomes como Suzanna Son, Vicky Krieps, Joey Pollari, Lesley Manville, Addison Rae e até Tom Hollander no papel de Alfred Hitchcock, diretor de Psicose, obra que teve Gein como inspiração.

Mesmo antes da estreia, a Netflix já confirmou a quarta temporada de Monstros. Pela primeira vez, o foco será em uma mulher: Lizzie Borden, acusada de matar o pai e a madrasta a machadadas em 1892. Embora tenha sido absolvida, seu nome ficou marcado como um dos mais emblemáticos da história criminal americana.

Continua após a publicidade

+Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Publicidade