Quem foi Clara Bow, inspiração para Taylor Swift em novo álbum

Conhecida como a primeira 'it girl', a atriz é um dos ícones do cinema mudo

Por Anny Caroline Guerrera Atualizado em 29 out 2024, 15h55 - Publicado em 22 abr 2024, 19h01
Continua após publicidade

You look like Clara Bow…” É assim que Taylor Swift inicia a canção Clara Bow, que encerra a primeira parte do The Tortured Poets Department, seu 11º álbum de estúdio. Na letra, a artista usa nomes de grandes mulheres do entretenimento como referências de ícones que moldaram a indústria, seja musical ou cinematográfica, e como a fama pode ter um impacto negativo, como aconteceu com Clara Bow.

Conhecida como a primeira ‘it girl’, a atriz marcou os anos 1920 e se tornou uma das personalidades mais memoráveis do cinema mudo. Para Taylor, usar o nome da estrela na música mostra como a indústria tenta fazer com que novos talentos sejam substitutos de outros que atingiram a fama e inovaram a forma de fazer arte no passado.

“É um comentário do que eu vi na indústria que estive no decorrer do tempo”, explicou Swift em áudios enviados para Amazon Music. “Eu costumava ir até gravadoras para conseguir um contrato quando eu era pequena. Eles me diziam: ‘Sabe, você nos lembra…’ e diziam o nome de uma artista, mas aí falavam algo ruim sobre ela. ‘Mas você é tão melhor desse jeito ou daquele’, [eles completavam]”, recordou a cantora.

“É assim que ensinamos as mulheres a se verem como substitutas para uma outra mulher que conquistou algo grande antes dela. Eu escolhi mulheres que atingiram grandes feitos no passado e tem sido esse arquétipo de grandeza para indústria do entretenimento. Clara Bow foi a primeira ‘it girl’. Stevie Nicks é um ícone e um grande exemplo para qualquer um que quer escrever e fazer música”, completou Taylor.

Continua após a publicidade

Quem foi Clara Bow?

Clara Bow nasceu em 1905 em Nova York, nos Estados Unidos, e foi uma das principais atrizes do cinema mudo nos anos 1920. Segundo um artigo do The Guardian, a atriz cresceu em uma comunidade de classe baixa e lidou com problemas com sua mãe antes de conhecer os luxos de Hollywood na vida adulta.

A carreira de Clara dentro do entretenimento começou na adolescência, quando ela participou de um concurso para revista que a fez conquistar seu primeiro papel em Beyond The Rainbow (1922). Aos 16 anos, ela deixou a escola para perseguir seu sonho de atuar e passou a visitar produtoras em busca de oportunidades nas telas. “Mas sempre tinha algo. Eu era jovem demais, pequena demais ou gorda demais. Geralmente, eu era gorda demais“, recordou ela um artigo publicado na revista Classic.

Quando Bow conquistou um papel no longa Down to the Sea in Ships (1922), sua presença logo se destacou na crítica e a garantiu novas personagens. Ela se mudou para Califórnia e conquistou grandes papéis, se tornando um dos nomes mais conhecidos de Hollywood. Mas foi em 1927 que Clara viu sua vida mudar ao estrelar It (1927), que a concedeu o apelido de ‘it girl’.

Continua após a publicidade

Clara Bow em frame de filme; ela está sentada em uma chaminé com neve durante a noite
Clara Bow Paramount Pictures/GettyImages/Getty Images

O filme tornou Clara Bow um símbolo na indústria do entretenimento e sua crescente fama chamava cada vez mais atenção do público. Ela estampava as primeiras páginas de notícias e tabloides que especulavam sobre sua vida pessoal diariamente, a colocando sempre nos holofotes, seja por algo positivo ou negativo. Na medida em que seu nome ganhava uma maior relevância, os estúdios também a escalavam em mais e mais produções.

Executivos tentavam explorá-la o máximo possível, revistas de fofoca estavam escrevendo as piores mentiras sobre ela, que estava lidando com tudo isso sozinha como uma mulher na casa dos 20 anos. Ela simplesmente achou que era estressante demais“, declarou Elaine Shepherd, produtora do documentário Clara Bow: Hollywood’s Lost Screen Goddess sobre Bow, para BBC. Por conta de todas as polêmicas e escândalos envolvendo seu nome, Bow se aposentou em 1933 mas é lembrada até hoje como uma figura importante quando se fala sobre a posição e luta das mulheres em Hollywood.

Continua após a publicidade

Pouco antes de deixar sua carreira, Clara se casou com o ator Rex Bell. Eles tiveram dois filhos, Rex Anthony e George Beldam Jr. Eles se mudaram juntos para um rancho em Nevada e permaneceram casados por mais de 30 anos. De acordo com o The New York Times, Bow morreu aos 60 anos em decorrência de um ataque cardíaco.

“Essa cidade é falsa mas você é verdadeira”

Em entrevista à PEOPLENicole Sisneros e Brittany Grace Bell, netas de Rex Bell Jr., comentaram a referência à Clara Bow na canção de Swift. Para a família da atriz, o trecho “This town is fake, but you’re the real thing. (Essa cidade é falsa, mas você é verdadeira, em tradução livre)” reflete exatamente a personalidade da atriz: “[Ela] era ela mesma sem ressalva apesar do barulho da mídia em Hollywood e das normas sociais em 1920 e 1930“, destacaram.

Em outro trecho, Taylor pontua como Clara foi “escolhida como uma rosa” e as netas avaliam que a frase se trata de como a indústria tratou a estrela: “Clara era a ‘rosa’ a ser escolhida entre os homens de Hollywood que capitalizaram a fama e o talento dela. Eu acho que resume perfeitamente como ela se sentia como a ‘it girl’ de Hollywood.”

Por fim, elas ainda ressaltaram o significado da música atualmente: “É realmente notável que a Clara esteja de volta na mídia, 100 anos depois. É um testamento ao legado dela. Espero que isso inspire uma geração mais jovem a aprender mais sobre a história da Clara e que se sintam inspirados pela perseverança dela“, concluíram.

Publicidade