Qual é o final e o que acontece com Joe na 5ª e última temporada de You?

Série da Netflix chegou ao fim com reviravoltas na vida do protagonista interpretado por Penn Badgley

Por Da Redação 24 abr 2025, 21h01

*Atenção, essa matéria contém spoilers da 5ª temporada de You (Você)

Depois de muita espera, You chegou ao fim na Netflix. Foram 5 temporadas em que Penn Badgley interpretou o assassino Joe Goldberg e, depois de uma série de mortes brutais, chegou a hora do personagem enfrentar as consequências de suas ações.

Foram 10 episódios para revelação do desfecho do protagonista, que começou com o retorno para Nova York com a esposa, Kate (Charlotte Ritchie), e a conquista da guarda do filho, Henry (Frankie DeMaio). Tudo parecia estar indo bem até que o assassino fica obcecado por um novo alvo, uma mulher que usa Bronte como pseudônimo. Ele só não sabe que seu verdadeiro nome é Louise Flannery e que ela está atrás de vingança.

Bronte se aproxima de Joe com a intenção de provar que ele foi responsável pela morte de Becky e de mais pessoas no passado. Na metade da temporada, uma transmissão ao vivo exibe o momento em que o protagonista de Badgley mata um dos personagens, resultando em sua prisão. Mas Kate consegue tirá-lo da cadeia, até que descobre que ele tinha um caso fora do casamento.

Continua após a publicidade

Agora envolvido com Bronte, os dois passam por altos e baixos, com a personagem se apaixonando pelo assassino em determinado ponto. “O que acontece ali é todo o conceito da série: Ela está se tornando uma vítima, como todos nós, desejando um tipo de amor que vermos retratado, mas que, na verdade, não existe”, comentou Penn sobre a narrativa da escritora com seu protagonista.

“É meio que transportar o espectador para série, e então ele tem essa experiência, que acontece muitas vezes, de ficar fixaro, encantado, por esse homem, contra todas as expectativas”, acrescentou Badgley sobre como a personagem é uma quase uma representação das pessoas que tentaram defender as atitudes criminosas de Joe no decorrer das temporadas.

Ao perceber os reais comportamentos do personagem, Bronte se dá conta de que ele não é a pessoa que imagina e decide matá-lo. Para isso, ela recruta Marianne e Nadia para um plano que acaba dando errado e termina com um incêndio na livraria, causado por Maddie. Preso com Kate e acreditando que vai morrer, Joe revela segredos sobre os assassinatos que cometeu sem saber que estava sendo gravado pela esposa – que envia o arquivo para que ele seja preso caso sobreviva.

Continua após a publicidade

Bronte, querendo a chance de se vingar com as próprias mãos, resgata Joe do incêndio e os dois escapam juntos, sem o protagonista notar a verdadeira motivação da escritora. O protagonista só percebe que estava sendo enganado quando se vê na mira de uma arma apontada por ela, que pete para que ele remova tudo que escreveu no livro que era de Beck. “É justiça poética”, observou Penn.

Só que o momento de dúvida antes de puxar o gatilho permite que Joe seja mais rápido, levando ambos até uma luta violenta no lago da propriedade afastada em que estão. Enquanto tenta se salvar, Bronte liga para polícia, que tenta resgatá-la em meio ao embate. Só que, antes de ser encontrada pelos oficiais, a escritora consegue pegar a arma e atira nas partes íntimas do assassino, contrariando também os pedidos que ele fez para que ela o matasse.

Joe é preso e um julgamento revela que ele passará o resto da vida preso. A sequência final, narrada por Bronte, também mostra que Kate sobreviveu ao incêndio e ficou cuidando de Henry. Mas, a última cena da série veio com a intenção de provocar o público, com o personagem recebendo uma carta de fã.

“É injusto me culpar por tudo isso. Não somos todos apenas produtos do nosso ambiente? Pessoas machucadas machucam pessoas. Eu nunca tive a menor chance. Por que estou preso numa gaiola quando esses malucos me escrevem todas as coisas depravadas que querem que eu faça com eles? Talvez tenhamos um problema como sociedade? Talvez devêssemos consertar o que está quebrado em nós? Talvez o problema não seja eu. Talvez seja você”, declara o personagem.

Publicidade