Quais são as relações entre Capitã Marvel e Vingadores?

O novo filme da super-heroína da Marvel traz várias conexões com o universo dos Vingadores

Por Gabriela Zocchi - Atualizado em 10 mar 2019, 21h19 - Publicado em 10 mar 2019, 10h02

Capitã Marvel chegou aos cinemas nesta semana e, de acordo com o The Hollywood Reporter, deve abrir as bilheterias americanas com um valor entre US$ 155 milhões e 160 milhões, ficando entre os Top 10 filmes mais rentáveis do Universo Cinematográfico Marvel.

Além do longa apresentar ao público Carol Danvers (Brie Larson), a primeira protagonista feminina do MCU e a super-heroína mais poderosa do estúdio, o sucesso de bilheteria se dá também pelo fato de mostrar como a história da Capitã Marvel se conecta com o universo dos Vingadores – e como ela pode afetar o rumo das coisas no próximo filme da franquia, Vingadores: Ultimato, que estreia em 25 de abril. As conexões entre Carol e os personagens que já conhecemos são MUITAS. Quer ver? Ah, só tome cuidado com os spoilers, hein?!

spoiler-alert
GIF/CAPRICHO

NICK FURY E O AGENTE COULSON

nick-fury-agente-coulson-capita-marvel
Agente Coulson e Nick Fury em Capitã Marvel Divulgação/Marvel

Ainda no começo de Capitã Marvel, nos deparamos com as versões mais jovens dos agentes da S.H.I.E.L.D. Embora eles já trabalhassem para o Quartel-General Supremo de Espionagem Internacional e Divisão de Execução da Lei nos anos 90, quando se passa o filme, ambos ocupavam posições menos poderosas na empresa e nunca tinham ficado frente à frente com um alienígena antes. Por causa da missão que Fury (Samuel L. Jackson) assume ao lado de Carol, a gente vê como ele conseguiu mais respeito na instituição e descobrimos até mesmo como ele perdeu o olho!

Continua após a publicidade

INICIATIVA VINGADORES

capita-marvel-carol-danvers
Carol Danvers é uma aviadora em Capitã Marvel Chuck Zlotnick/Marvel

Sim, Capitã Marvel revela como o nome Vingadores surgiu! No final do filme, vemos Nick Fury criando um projeto cujo objetivo era juntar os maiores heróis da Terra para protegê-la de forças maiores alienígenas. De início, o plano ganha o nome de Iniciativa Protetores, mas após conhecer Carol Danvers e observar uma foto antiga dela dentro de seu avião da Força Aérea, Fury tem a ideia de alterar o nome do projeto para Vingadores, uma vez que o apelido de Carol no trabalho era, justamente, Vingadora. HA!

PROJETO PEGASUS

capita-marvel
Capitã Marvel é a heroína mais poderosa do MCU Divulgação/Marvel

Ao chegar na Terra, Carol sai em busca da Dra. Lawson (Annette Bening) e acaba descobrindo que ela trabalhava no Projeto Pegasus, uma divisão secreta da S.H.I.E.L.D. cujo objetivo era estudar o Tesseract, como é chamado o motor de velocidade da luz. Acontece que o projeto Pegasus já foi mencionado em Homem de Ferro 2, lembra?

Continua após a publicidade

O TESSERACT

goose-gato-capita-marvel
Goose, o gato não tão fofinho, de Nick Fury em Capitã Marvel Divulgação/Marvel

Por falar nele, o Tesseract é outra importante relação entre a Capitã Marvel e o universo dos Vingadores. Vale lembrar que o cubo cósmico abriga a Joia do Espaço, uma das que compõe a Manopla que deixou Thanos (Josh Brolin) tão poderoso em Guerra Infinita. Em Capitã Marvel, o dispositivo é usado pela Dra. Lawson/Mar-Vell para criar um motor de velocidade da luz na Terra e é recuperado de sua nave oculta por Carol, Fury e Goose, o gato. Desde então, o Tesseract ficou guardado na S.H.I.E.L.D., até que Loki o roubou em Os Vingadores.

RONAN E KORATH

ronan-capita-marvel
Ronan, de Guardiões da Galáxia, aparece em Capitã Marvel Chuck Zlotnick/Marvel

Além de conhecermos as versões mais jovens de Fury e agente Coulson em Capitã Marvel, o filme nos mostra também como eram alguns personagens de Guardiões da Galáxia no passado. Ronan, o Acusador (Lee Pace), era líder de uma força de elite Kree e ainda não tinha aquela pintura facial preta tão marcante, muito menos um acordo com Thanos. Já Korath (Djimon Hounsou), o braço direito de Ronan, pode ser visto em Capitã Marvel como um dos membros da tropa Starforce, ainda sem o chip eletrônico na cabeça.

Continua após a publicidade

O PAGER

Quando Carol Danvers conhece Fury, ela fica fascinada por uma pager que ele usa para se comunicar com seus colegas da S.H.I.E.L.D. No final de Capitã Marvel, descobrimos que Carol modifica o dispositivo e o devolve a Fury, dizendo que ele pode chamá-la através do pager em casos de urgência. Na cena pós-créditos de Vingadores: Guerra Infinita, vemos que o agente usa o aparelho para mandar uma mensagem a ela antes de desaparecer junto com metade da população após o estalar de dedos de Thanos.

nick-fury-vingadores
Reprodução/Marvel

E então, na cena pós-crédito de Capitã Marvel, a gente descobre que Carol recebeu a mensagem! Na passagem, vemos Capitão América (Chris Evans), Viúva Negra (Scarlet Johansson), Máquina de Combate (Don Cheadle) e Bruce Banner (Mark Ruffalo) encarando uma tela com os desaparecidos ao redor do mundo quando o pager de Nick Fury, que eles provavelmente encontraram após os últimos acontecimentos, apaga inesperadamente. Só que, antes de conseguirem trocar a bateria do aparelho, Carol aparece na sede dos Vingadores perguntando onde está Fury. A cena acaba com a seguinte mensagem: “Capitã Marvel retornará em Vingadores: Ultimato“. PÁ! A confirmação que a gente precisava – e a maior conexão entre a heroína e os Vingadores, né?

pager-capita-marvel-vingadores-guerra-infinita
Reprodução/Marvel

Ah, caso você questione porque Fury só decidiu chamar a Capitã Marvel depois que metade da humanidade desapareceu, o ator Samuel L. Jackson deu sua explicação ao site IGN: “Ela disse para chamá-la apenas em emergências. Outras emergências poderiam ser tratadas pelas pessoas que estavam presentes. Uma invasão alienígena, por exemplo, poderia ser tratada pelos Vingadores. Não era metade da população morrendo, desaparecendo ou o que quer que fosse. Finalmente, temos uma emergência que justifica sua presença. É algo sem precedentes”.

Continua após a publicidade

BÔNUS: UMA CRIANÇA PODE SALVAR O MUNDO?

maria-carol-danvers-capita-marvel
Maria Rambeau e Carol Danvers são melhores amigas em Capitã Marvel Chuck Zlotnick/Marvel

Sabe a Mônica (Akira Akbar), a filha de Maria Rambeau (Lashana Lynch), melhor amiga de Carol Danvers? Em Capitã Marvel ela é apenas uma criança e não aparenta ter super-poderes, mas quem acompanha os quadrinhos da Marvel sabe que, no futuro, a garota também se transformará em uma heroína poderosa, que chega até mesmo a liderar os Vingadores e é conhecida pelo nome de Espectro. Considerando que Capitã Marvel se passa nos anos 90, Mônica teria cerca de 30 anos hoje, durante os acontecimentos de Vingadores: Guerra Infinita. Será que a veremos adulta no próximo filme da franquia?

Publicidade