Quais são as chances de Ainda Estou Aqui no Oscar depois do BAFTA?

As apostas estão mudando constantemente na medida em que a temporada de premiações avança

Por Anny Caroline Guerrera 17 fev 2025, 19h09

Considerado um grande termômetro para o Oscar, o BAFTA aconteceu no último domingo, 16 de fevereiro, e Ainda Estou Aqui perdeu o prêmio de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa para o francês Emilia Pérez. Como a campanha do longa brasileiro foi bem menor no Reino Unido, era, de certa forma, esperado que o título chegasse com menos força na premiação.

Por outro lado, a vitória de Mikey Madison no prêmio de Melhor Atriz trouxe um ponto de atenção, já que a estrela também disputa a estatueta com Fernanda Torres no Oscar. Enquanto a atriz de Anora levou o troféu britânico, Demi Moore aparece forte na corrida com a garantia do Critics Choice Awards e do Globo de Ouro de Comédia.

Torres também conquistou o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Drama e venceu no Satellite Awards, mas não apareceu nas indicações ao BAFTA ou do SAG Awards, prêmio do Sindicato dos Atores de Hollywood que acontece neste domingo, 23 de fevereiro. A votação do Oscar será encerrada antes do resultado, mas a disputa entre o trio ainda é imprevisível, tendo Cynthia Erivo também como concorrente pela interpretação de Elphaba em Wicked, e de Karla Sofia Gascón por Emilia Pérez.

A corrida de Gascón foi enfraquecida com as polêmicas falas da atriz que vieram à tona no fim de janeiro. Liderando a lista de indicados com 13 categorias, é difícil medir o quanto as controversas e críticas podem impactar os resultados do longa no Oscar e o filme ainda tem chances com Zöe Saldaña assumindo o comando da campanha.

Com uma campanha focada integralmente no Oscar e lotando salas de cinema, o longa do Brasil chegará com muita força para levar o prêmio de Filme Internacional. Quem assiste ao filme de Walter Salles logo entende o motivo para a performance de Fernanda como Eunice Paiva ser tão elogiada e, rompendo barreiras, o projeto com certeza, representa a maior chance que o país já teve na mais consagrada premiação de cinema.

Publicidade