Quais filmes concorrem com ‘Ainda Estou Aqui’ no Oscar e qual a chance

Com três indicações diferentes, as chances do Brasil conquistar uma estatueta e deixar o Oscar 2025 ainda mais histórico são grandes.

Por Mavi Faria Atualizado em 24 jan 2025, 11h10 - Publicado em 24 jan 2025, 09h00
T

riplamente indicado! O anúncio dos indicados ao Oscar 2025 aconteceu nesta quinta-feira (23) e já fez história entre os brasileiros ao apresentar três indicações inéditas a Ainda Estou Aqui: de Melhor Filme Internacional, Melhor Atriz e Melhor Filme, a principal categoria da noite.

Antes mesmo do período de votação começar, os brasileiros já começaram a lotar as redes sociais com comentários pedindo a indicação do filme e de Fernanda Torres, indicada a Melhor Atriz pela atuação como Eunice Paiva, A vitória da atriz pode ser uma redenção ao público brasileiro, que se sente roubado desde 1999, quando Fernanda Montenegro, a mãe de Torres, perdeu o Oscar de Melhor Atriz.

A expectativa era grande, mas a indicação a Melhor Filme foi uma surpresa geral, que levou a galera a comemorar no estilo de Copa do Mundo – e não é para menos, não? Agora, Ainda Estou Aqui concorre com outros quatro filmes na categoria Internacional e com outros nove para Melhor Filme. Confira abaixo quais filmes estão batalhando com o brasileiro pela estatueta em cada categoria, e quais são as chances de Walter Salles, diretor de Ainda Estou Aqui, Fernanda Torres e Selton Mello, que vive Rubens Paiva no filme, trazerem os prêmios para a casa!

Melhor Filme Internacional

A indicação de Ainda Estou Aqui nesta categoria era a mais garantida de todas – dentro do cenário mais realista possível. A grande surpresa foi o anúncio da indicação dupla: Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Filme. Esta mesma situação aconteceu em 2020, quando o filme sul-coreano Parasita foi indicado em ambas as categorias.

Na época, ele perdeu o prêmio de Filme Internacional mas conquistou o de Melhor Filme, se tornando o primeiro filme internacional a vencer a principal categoria do Oscar. Pensando nisso, as chances do longa brasileiro perder para Filme Internacional e ganhar em Melhor Filme existem e são muito válidas, haja vista que esta última indicação era menos viável – será que Ainda Estou Aqui vai se tornar o segundo filme estrangeiro a vencer a categoria?

No Globo de Ouro, quem levou o prêmio entre os filmes internacionais foi Emilia Pérez, o favorito para a mesma categoria no Oscar. Embora também tenha sido indicado para Melhor Filme, críticos e especialistas de cinema acreditam que as chances do filme ganhar o prêmio principal são baixas, menores que as do Brasil. A torcida, na cerimônia, é que Emilia Pérez vença entre os estrangeiros e deixe o caminho livre para Ainda Estou Aqui levar como Melhor Filme – e esse cenário é bem possível, tá?

Continua após a publicidade

  • Emilia Pérez – França

No filme, acompanhamos a advogada Rita que, ao ser abordada por um chefe de quartel, o ajuda a sair dos negócios e a desaparecer para que ele possa fazer uma cirurgia de redesignação sexual e se tornar a mulher que sempre sonhou ser – Emilia Pérez. Embora seja um filme falado em espanhol e que se passa no México, foi baseado em um livro francês  dirigido por um francês, por isso representa o país.

  • Flow – Letônia

A animação vencedora do Globo de Ouro é indicada a Filme Internacional com chances válidas. O longa acompanha a vida de um gato que, após ter o seu ar devastado por uma inundação, precisa se refugiar em um barco com outras espécies e aprender a se unir a elas, apesar das diferenças. 

Continua após a publicidade

  • A Garota da Agulha – Dinamarca

Ambientado em Copenhague após a Primeira Guerra Mundial, o filme nos mostra a conexão e o vínculo criado entre Karoline, uma jovem mulher que tem a vida devastada por tragédias, com o de Dagmar, uma mulher mais velha e muito carismática que possui uma agência de adoção clandestina. Ambas aprender a serem o apoio uma da outra diante dos horríveis acontecimentos que se seguem, em especial com Karoline.

  • A Semente do Fruto Sagrado – Alemanha
Continua após a publicidade

O protagonista Iman, um recém-promovido juiz de instrução, se vê tomado por desconfiança e, com a mente abalada pelas crises sociais que assolam a vida política no Teerã, passa a desconfiar até da própria família e precisa entender como manter seu papel como juiz em meio ao desequilíbrio.

Melhor Filme

Na categoria de Melhor Filme, o principal favorito é O Brutalista, que ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme de Drama. Contudo, Emilia Pérez vem ganhando espaço e, após conquistar quatro Globo de Ouro, incluindo de Melhor Filme de Comédia/Musical, Melhor Atriz Coadjuvante de Comédia/Musical e Melhor Filme Estrangeiro, se mostra um dos favoritos a levar também esta categoria no Oscar.

  • Anora

Apesar da falta de prêmios no Globo de Ouro, Anora chega ao Oscar como um possível vencedor. O filme conta a história de uma jovem prostituta que, após se apaixonar e se casar imediatamente com o filho de um magnata russo, tem seus sonhos ameaçados e o futuro destruído.

Continua após a publicidade

  • A Substância

A apresentadora de TV Elisabeth vê sua vida ruir ao ser demitida de seu programa matinal por não estar nos padrões exigidos pela empresa: jovem e bela. Desesperada, ela recorre a uma substância peculiar que irá mudar sua vida para sempre. A indicação do filme para a categoria também é uma novidade, já que são poucos os filmes de terror indicados ao prêmio.

  • O Brutalista
Continua após a publicidade

O filme se passa em 1947, no cenário pós-Segunda Guerra Mundial, e acompanha László Toth, um arquiteto que chega aos Estados Unidos com sua esposa, ambos fugindo da Europa na esperança de reconstruir sua vida. No novo país, seu talento começa a ser reconhecido e tem a perspectiva da mudança de vida.

  • Um Completo Desconhecido

Nesta biografia do cantor Bob Dylan, acompanhamos o início de seu sucesso mundial, ainda nos anos de 1960, quando suas músicas folk passam a ser reconhecidas e tocadas pelo mundo todo.

  • Conclave

O filme apresenta as disputas e artimanhas políticas dentro do Vaticano durante a escolha de um novo papa, em um longa de suspense e mistério que tem conquistado a opinião da crítica.

  • Duna: Parte II

A sequência do filme de ficção científica é uma nova versão do primeiro filme adaptado dos livros Duna, ainda em 1984. Neste segundo longa, acompanhamos o protagonista Paul Artreides se unindo aos Fremen para vingar a morte de sua família, em uma jornada que o coloca em frente de escolhas importantes. Um dos destaques do filme é a ambientação no universo de Duna e os efeitos que o transformam em um dos melhores filmes de ficção científica.

  • Emilia Pérez

No filme, acompanhamos a advogada Rita que, ao ser abordada por um chefe de quartel, o ajuda a sair dos negócios e a desaparecer para que ele possa fazer uma cirurgia de redesignação sexual e se tornar a mulher que sempre sonhou ser – Emilia Pérez.

  • Nickel Boys

Baseado em um livro homônimo, o longa, ambientado em 1960, mostra a vida de dois meninos afro-americanos, Elwood e Turner, após serem enviados a um reformatório abusivo na Flórida – o reformatório é inspirado em um da vida real que funcionava na Flórida, mas foi fechado pelo comportamento abusivo com os alunos.

  • Wicked

Inspirado no musical da Broadway de mesmo nome, o filme nos conta a história das Bruxas de Oz antes de se tornarem Glinda, a Boa, e Elphaba, a Bruxa Má do Oeste, quando ainda estudavam na Universidade Shiz. Em um musical intenso, emocionante e encantador, o espectador é levado a questionar o que faria no lugar delas, a lembrar o valor de uma amizade verdadeira e instigado a se manter fiel em quem você é.

A cerimônia do Oscar acontece no dia 02 de março, em um domingo. Não deixe de marcar na agenda para não perder!

Publicidade