Preta Gil queria velório como Carnaval, com trio elétrico no cortejo
Prefeitura batiza circuito de blocos como "Circuito Preta Gil" em homenagem à artista.

cantora Preta Gil, que morreu no último domingo (20), aos 50 anos, após complicações de um câncer no intestino, manifestou à família o desejo de que sua despedida fosse marcada por uma celebração nos moldes do Carnaval. Segundo os familiares, a artista queria um velório aberto ao público no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e um cortejo fúnebre em trio elétrico pelas ruas da cidade.
A cerimônia será realizada no Rio de Janeiro, onde a cantora morava e construiu parte de sua trajetória artística, mas ainda não há confirmação oficial de data e horário. O corpo de Preta está sendo repatriado dos Estados Unidos, onde ela fazia um tratamento experimental. A previsão é que o translado ocorra a partir desta quarta-feira (23), após os trâmites burocráticos.
Ela morreu em Nova York após passar mal dentro de uma ambulância, a caminho do aeroporto para retornar ao Brasil. O corpo está no South Shore University Hospital, e seu filho, Francisco Gil, e a madrasta, Flora Gil, estão na cidade cuidando dos trâmites.
Homenagem oficial e circuito carnavalesco com seu nome
Nesta terça-feira (22), a Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou uma homenagem permanente à artista: o circuito oficial de blocos de Carnaval da cidade passará a se chamar Circuito Preta Gil. O anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Paes nas redes sociais com a legenda “Viva Preta Gil”.
Segundo decreto publicado no Diário Oficial do município, o trajeto do novo circuito inclui a Rua Primeiro de Março, a Avenida Presidente Antônio Carlos e a Rua Araújo Porto Alegre, regiões centrais da capital fluminense que frequentemente receberam desfiles do Bloco da Preta.
A decisão, segundo a Prefeitura, leva em consideração a relevância da cantora na retomada do Carnaval de rua na cidade e o impacto cultural do Bloco da Preta, fundado por ela em 2009. O bloco se tornou um dos maiores e mais tradicionais do Carnaval carioca, reunindo até 700 mil pessoas em suas edições.
O governo do estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura decretaram luto oficial de três dias em homenagem à artista. A assessoria da família informou que, assim que as informações sobre o velório e possível cortejo forem definidas, serão divulgadas oficialmente pelas redes sociais.
Preta Gil foi diagnosticada com câncer no intestino em janeiro de 2023. Iniciou o tratamento no Brasil com sessões de quimioterapia, radioterapia e, em agosto de 2024, realizou uma cirurgia para remoção de tumores. Após a retomada da doença em outras regiões do corpo, ela iniciou um tratamento experimental nos Estados Unidos.
Durante o tratamento, a artista ficou hospedada em Nova York e fazia deslocamentos até Washington para atendimentos em um centro médico especializado.
+Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.