Morre Preta Gil, cantora e empresária, aos 50 anos, vítima de câncer

A cantora, empresária e apresentadora vinha lutando contra um câncer desde janeiro de 2023.

Por Da Redação Atualizado em 20 jul 2025, 21h45 - Publicado em 20 jul 2025, 21h20
P

reta Gil morreu na noite deste domingo (20), aos 50 anos. A cantora, empresária e apresentadora vinha lutando contra um câncer colorretal – ou seja, no intestino – desde janeiro de 2023. A informação foi confirmada pela equipe da cantora.

“Pedimos a compreensão de tantos queridos amigos, fãs e profissionais da imprensa enquanto atravessamos esse momento difícil em família. Assim que possível, divulgaremos informações sobre as despedidas”, diz nota de falecimento enviada à imprensa em nome da família da cantora.

Durante o tratamento, realizado entre Brasil e Estados Unidos, a artista enfrentou complicações como metástases — quando o câncer se multiplica pelo corpo —, hospitalizações em UTI, cirurgias e sessões de quimioterapia.

Ela é filha do tropicalista Gilberto Gil e tia de Flor Gil, que foi capa da CAPRICHO em maio de 2025. Em entrevista à repórter Sofia Duarte, Flor disse que sua tia era sua maior inspiração.

Continua após a publicidade

Desde pequena, minha ídola era minha tia Preta [Gil], eu sempre falava que queria ser ela quando crescer. Eu a via com microfones cheios de brilhos e com vestidos cantando em casamento, no Carnaval… E já imaginava um futuro na música, na vida de artista.”

Preta foi um dos nomes mais populares do cenário musical brasileiro atual, transitando entre o axé, samba, pop e mpb. Ela brilhou pelos palcos, mas se consolidou mesmo nos bastidores, como empresária e produtora. Um dos sucessos na voz dela é a canção Sinais de Fogo. Assista abaixo:

Continua após a publicidade

Ela é filha de Sandra Gadelha, ex-mulher de Gilberto Gil. A última vez que subiu aos palcos aconteceu em abril de 2025, durante a turnê de despedida do pai, e sua participação foi muito marcante. Juntos, Gil e Preta cantaram Drão, música que Gil escreveu após o término de relacionamento com Gadelha.

Veja o momento abaixo:

Continua após a publicidade

Além da vida no mundo da música, Preta também se destacou por enfrentar preconceitos por ser mulher, negra e bissexual e fez de sua voz e visibilidade para combater o racismo, a gordofobia e a homofobia – inspirando a juventude.

Ela é mãe de Francisco Gil (também conhecido como Fran, da banda Gilsons) e a neta Sol de Maria. O velório e sepultamento ainda serão confirmados pela família.

+Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Publicidade