Por que Wildflower, de Billie Eilish, foi indicada ao Grammy 2026

Entenda o motivo técnico que fez a faixa de Hit Me Hard and Soft concorrer na premiação

Por Arthur Ferreira 7 nov 2025, 16h02
A

lgumas pessoas ficaram confusas quando Wildflower, faixa do álbum Hit Me Hard and Soft de Billie Eilish, apareceu entre as indicadas ao Grammy 2026 nesta sexta-feira (7/11). E não foi em qualquer categoria: a música disputa Gravação do Ano e Canção do Ano, duas das mais importantes da premiação.

Mas se o disco saiu em maio de 2024, como ela pôde ser indicada agora, se o período de elegibilidade vai de agosto de 2024 a agosto de 2025?

A resposta está em um detalhe técnico das regras da Academia: se uma música for lançada como single dentro do período de elegibilidade, ela pode concorrer, mesmo que o álbum original seja anterior. Foi exatamente o caso de Wildflower, que foi enviada para as rádios como single em fevereiro de 2025.

Continua após a publicidade

Esse tipo de situação não é tão raro no Grammy. Outras faixas já venceram em anos seguintes ao lançamento do álbum, como Walk On, do U2, Boulevard of Broken Dreams, do Green Day, Truth Hurts, da Lizzo, e Clocks, do Coldplay.

Além disso, o álbum Hit Me Hard and Soft não levou nenhum prêmio na edição anterior do Grammy, mesmo tendo sido indicado sete vezes, incluindo Álbum do Ano e Melhor Álbum Pop Vocal. Na época, a grande aposta do disco era Birds of a Feather, que acabou ficando de mãos abanando.

Continua após a publicidade

Agora, Wildflower ganha uma chance de brilhar e pode ser a responsável por aumentar ainda mais o número de vitórias de Billie Eilish. Com as novas indicações, a cantora já soma 34 nomeações e nove vitórias Grammys, incluindo o feito histórico de ter vencido, aos 18 anos, as quatro categorias principais (Álbum do Ano, Gravação do Ano, Canção do Ano e Artista Revelação) em uma única noite.

Confira a lista completa de indicados ao Grammy 2026 clicando aqui.

+Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Publicidade