Por que Catherine Laga’aia é o novo nome para ficar de olho

Ancestralidade e forte ligação cultural com cultura polinésia fazem a atriz do live action de Moana se aproximar de sua personagem

Por Rômulo Santana Atualizado em 19 nov 2025, 16h35 - Publicado em 19 nov 2025, 14h57
C

om apenas 18 anos, Catherine Laga’aia se tornou um dos assuntos mais comentados da semana— e o motivo é especial: a jovem vai interpretar a princesa Moana no próximo live-action da Disney.

No teaser divulgado recentemente, que dividiu o opiniões entre o público, a australiana aparece caracterizada como a protagonista e canta sua versão de How Far I’ll Go, música premiada da animação original. O vídeo também mostra cenas com Dwayne “The Rock” Johnson, o amado galinho Heihei e os piratas Kakamora.

Catherine nasceu em Sydney, na Austrália, em 2007, em uma família profundamente ligada às suas raízes samoanas — um país insular da Oceania formado por arquipélagos localizados no Oceano Pacífico. Assim como Moana, o povo originário da família da atriz valoriza fortemente a ancestralidade, a música, a religião, as tradições e a cultura, que existem há mais de três mil anos.

Continua após a publicidade

“Estou muito animada por interpretar essa personagem, porque Moana é uma das minhas favoritas. Meu avô é de Fa‘aala, Palauli, em Savai‘i. E minha avó é de Leulumoega Tuai, na ilha principal de ‘Upolu, em Samoa. Sinto-me honrada por ter a oportunidade de celebrar Samoa e todos os povos das ilhas do Pacífico, e de representar as meninas que se parecem comigo”, disse Catherine para a Variety.

Por falar em família, o pai de Catherine também é ator. Entre os papéis mais marcantes de Jay Laga’aia está o Capitão Typho em Star Wars, Episódio II – Ataque dos Clones e Episódio III – A Vingança dos Sith

Essa pode até ser a estreia da jovem nos cinemas, mas não é seu primeiro papel. Além de Moana, Laga’aia interpretou Candy na minissérie As Flores Perdidas de Alice Hart, no Prime Video.

Continua após a publicidade

Auli’i Cravalho, dubladora da Moana original e produtora-executiva do live-action, afirmou que Catherine representa o que ela esperava ver no projeto e que considera a jovem muito corajosa.

“Quando penso em um filme com atores reais, quero que ela se sinta como aquela adolescente de 16 anos, jovem e determinada, que vai salvar sua ilha natal de um desequilíbrio causado pelo homem. Ela é uma jovem negra muito bonita. Ela é muito corajosa por estar naquela canoa com Dwayne Johnson”, disse Cravalho para People.

Já estão preparados para reencontra Maui e Moana nos cinemas em 2026?

+Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Continua após a publicidade

Publicidade