Continua após publicidade

Por onde começar a assistir aos filmes de Pedro Almodóvar

Separamos algumas produções para você conhecer melhor o trabalho do aclamado diretor espanhol.

Por Arthur Ferreira Atualizado em 29 out 2024, 18h15 - Publicado em 6 out 2023, 18h38
O

curta Estranha Forma de Vida acaba de estrear nos cinemas e apresenta alguns elementos clássicos dos filmes de Pedro Almodóvar, que ao longo de sua carreira conseguiu ir do cult ao pop. Marcada pelo humor irreverente e pelo melodrama, a filmografia do diretor espanhol consiste em narrativas que exaltam as histórias de mulheres e pessoas LGBTQ+.

Você se lembra daquele episódio da 5ª temporada da série Elite, em que os personagens vão a um cinema drive-in? Pois é, ele é uma homenagem a Almodóvar. Além da mencionar e exibir trechos do filme Ata-me!, a série ainda trouxe um dos maiores elementos visuais do autor: as cores quentes. Se você reassistir e reparar que em quase todas as cenas há o uso de elementos vermelhos, não é mera coincidência.

A fotografia extremamente característica do cineasta faz com que cada cena pareça uma pintura feita por um grande artista. O uso das cores intensas, também denominadas “chillones” (cores que “gritam”, em espanhol), são usadas para expressar os sentimentos vividos por seus personagens e provocar a atenção do espectador.

Almodóvar também é conhecido por trabalhar com os mesmos atores diversas vezes. Entre as estrelas que ficaram conhecidas como “atores do Almodóvar” estão Carmen Maura, Marisa Paredes, Chus Lampreave, Penélope Cruz e claro, Antonio Banderas.

Desejo, paixão, igreja, família e identidade são alguns dos temas principais de suas produções, que são levados ao completo absurdo. Se você gosta de drama, histórias exageradas e um bom plot-twist, você vai adorar os filmes do diretor.

Para te ajudar a entrar de cabeça nas obras de um dos maiores nomes do cinema, aqui está um guia de cada um dos filmes dele – e a gente sugere por qual você deve começar essa saga. Dá só uma olhada:

Continua após a publicidade

Primeiro lugar: O clássico Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos

Lançado em 1988, Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos foi o filme que levou Almodóvar ao reconhecimento internacional. O longa conta com uma das marcas registrados dele: a narrativa protagonizada por mulheres.

Na trama acompanhamos Pepa Marcos (Carmen Maura), uma mulher que, após ser abandonada pelo amante, vê seu caminho se cruzar intensamente com a vida de outras mulheres. A maior parte das cenas se desenrola no próprio apartamento de Pepa, e tudo acaba se desencadeando em um desencontro caótico. O filme está disponível na Netflix.

Em seguida, é a hora de Tudo Sobre a Minha Mãe

No dia de seu aniversário, Esteban (Eloy Azorín) ganha de presente da mãe, Manuela (Cecilia Roth), um ingresso para a nova montagem da peça “Um bonde chamado desejo”, estrelada por Huma Rojo (Marisa Paredes). Após o espetáculo, ao tentar pegar um autógrafo de Huma, Esteban é atropelado e morre. Manuela resolve então ir até o pai do menino, que vive em Barcelona, para dar a notícia. No caminho, ela encontra o travesti Agrado (Antonia San Juan), a freira Rosa (Penélope Cruz) e a própria Huma Rojo.

Foi com esse filme que Almodóvar ganhou seu primeiro Oscar, o de Melhor Filme Estrangeiro. O filme está disponível na Amazon Prime Video.

Continua após a publicidade

Fale com ela, um Almodóvar para se emocionar

A trama acompanha o enfermeiro Benigno (Javier Cámara) que se apaixona por uma aluna de academia de balé, Alicia (Leonor Watling). Quando ela sofre um acidente e fica em coma, Benigno acaba se tornando seu enfermeiro.

No hospital, ele conhece Marco (Darío Grandinetti), que também está cuidando da mulher que ama: Lydia (Rosario Flores). O filme conta com a participação de Caetano Veloso cantando “Cucurucucu Paloma” e conquistou o Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Estrangeira e o Oscar de Melhor Roteiro Original.

O filme está disponível na Netflix.

E lá vem o polêmico Má Educação

Ambientado na Madri da década de 1980, Enrique Goded (Fele Martínez) é um cineasta com um bloqueio criativo e que se vê mais próximo de um ator que procura trabalho, Ignacio Rodriguez (Gael García Bernal), que foi seu amigo mais íntimo e também seu primeiro amor da sua vida quando estudavam no mesmo colégio na infância.

Continua após a publicidade

Com o evoluir da amizade, o diretor recebe um antigo roteiro em que são relatadas experiências que tiveram com um velho professor de literatura deles. A história não para por aí, o filme é repleto de plot twists e metalinguagens. O filme está disponível na Netflix.

Volver e o retorno das ‘mulheres de Almodóvar’

Ao saberem da morte da tia, Raimunda (Penélope Cruz), sua filha Paula (Yohana Cobo) e a irmã Sole (Lola Dueñas) retornam à sua cidade natal no interior da Espanha. Suas vidas são transformadas quando o fantasma da mãe morta aparece para ajudá-las a resolver questões do passado. O filme está disponível na Netflix.

Continua após a publicidade

Dor e Glória, um dramalhão bem Almodóvar com Antonio Banderas

Salvador Mallo (Antonio Banderas), diretor de cinema em declínio, relembra sua vida e carreira desde sua infância na cidade de Valência, nos anos 60. Salvador tem lembranças vívidas de seus primeiros amores, seu primeiro desejo, sua primeira paixão adulta na Madrid dos anos 80 e seu interesse precoce no cinema. Esse é um filme autobiográfico e indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional.

E, por enquanto, é só. Mas ó, não hesite em assistir outros filmes depois desses clássicos do diretor, ok?

Também recomendamos A Pele que Habito para aqueles de estômago e coração fortes. Carne Trêmula, Julieta e Mães Paralelas para continuar na pegada de histórias de mulheres fortes. E, por fim, A Lei do Desejo e Ata me! são perfeitos para aqueles que buscam tramas que exploram o desejo e a paixão.

Depois da maratona, conte para a CAPRICHO como foi a sua experiência e o que você mais gostou aqui.

Publicidade