Polícia investiga causa da morte de Matthew Perry, diz jornal
O ator que deu vida ao icônico Chandler em Friends morreu em outubro 2023
morte do ator Matthew Perry foi uma das grandes perdas que tivemos no mundo entretenimento em 2023. Seis meses após o ocorrido, um novo desdobramento envolvendo a causa da morte do intérprete de Chandler em Friends entrou em investigação.
Segundo o The Hoolywood Reporter, o Departamento de Polícia de Los Angeles, em conjunto com a DEA (agência de repressão a narcóticos dos EUA), está analisando as circunstâncias envolvendo as drogas que resultaram na morte de Perry em outubro de 2023.
Na época, foi divulgado que Perry morreu afogado acidental seguido de uma parada cardíaca na banheira de sua própria casa devido a “efeitos agudos de ketamina”. Após investigação, o caso foi dado como concluído em janeiro deste ano, mas agora a polícia está tentando determinar a origem da substância e como o ator tinha uma quantidade tão grande em seu organismo.
Um relatório de autópsia divulgado em dezembro indicou que Perry estava em tratamento com infusões de ketamina. No entanto, a droga encontrada em seu sangue não poderia ser resultado dessas sessões terapêuticas, uma vez que a última havia ocorrido mais de uma semana antes de sua morte. A ketamina se decompõe em no máximo quatro horas, levantando questões sobre a origem da dose fatal.
“Com os altos níveis de ketamina encontrados nas amostras de sangue pós-morte, os principais efeitos letais seriam tanto da superestimulação cardiovascular quanto da depressão respiratória […] A ketamina que estava no corpo [de Perry] no momento do falecimento não poderia ser proveniente da terapia de infusão [que o ator realizava], já que o período de atividade da substância é de três a quatro horas ou menos”, diz a autópsia feita em dezembro.
A ketamina, originalmente um anestésico, se tornou uma droga ilícita na década de 1980. Quando usada de forma recreativa, pode causar alucinações e paralisia, de acordo com a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso). Em 2020, a Anvisa aprovou o cloridrato de escetamina, um antidepressivo em forma de spray nasal, para adultos com depressão resistente a tratamentos convencionais e transtorno depressivo maior com pensamentos ou atos suicidas.
Matthew Perry ficou mundialmente famoso por interpretar Chandler Bing em Friends e por seu trabalho em filmes como 17 Outra Vez e Meu Vizinho Mafioso.