Criada em 1963, a Pantera Cor-de-Rosa precisou de poucos minutos de tela na abertura do clássico filme de comédia para se tornar uma figura eternamente viva no imaginário cultural com sua elegância e humor despojado. 42 anos depois, algo similar aconteceu com outra pantera quando os holofotes se voltaram para a cantora PinkPantheress.
Espelho de sua geração, a britânica de 23 anos carrega inúmeras referências dos anos 1990 e 2000. Seja pelo visual com peças que parecem ter sido tiradas diretamente de um live-action das Bratz, ou pelas batidas hyperpop com samples de canções dance music, funk, garage e pop-punk, a artista é um verdadeiro fenômeno no TikTok.
Assim como a personagem, o mistério e a timidez fazem parte da personalidade de PinkPantheress, que ainda não revelou seu verdadeiro nome. O artístico foi escolhido após um trecho do game show The Chase viralizar com a pergunta: “Como é chamada uma pantera fêmea?” e pelo filme homônimo estrelado por Steve Martin em 2006.
Filha de mãe queniana e de pai inglês, PinkPantheress nasceu em Bath, na Inglaterra. Apaixonada por música e fã de My Chemical Romance, ela chegou a ser vocalista de uma banda cover dos artistas no início da adolescência. Além disso, a cantora já escrevia suas próprias letras ainda na escola e, assim como uma boa Gen Z, aprendeu tudo o que precisava para produzir suas canções sozinha em vídeos no YouTube.
No início de 2021, seu primeiro single viralizou. Pain alcançou a posição 35 no UK Singles Chart até chegar a vez de Break It Off cair nas graças do público. O sucesso foi tanto que, no mesmo semestre, a artista assinou contrato com a Parlophone Records e a Elektra Records.
+ CHEGOU ATÉ AQUI? LEIA O TEXTO COMPLETO NA EDIÇÃO DIGITAL DE SETEMBRO