Pilot season e os atores mais disputados para voltar à TV

Esse é o momento em que tudo começa e as emissoras estão à procura do novo grande sucesso com ajuda de alguns desses astros e estrelas

Por Priscila Harumi Atualizado em 31 out 2024, 22h12 - Publicado em 4 fev 2017, 13h30

No mundo das séries de TV, esse período do ano é conhecido como a Pilot Season. É a época em que as emissoras avaliam, no mar de roteiros que recebem, quais serão produzidos e quais têm potencial de virar uma nova série.

São muitas notícias de emissoras dando o sinal verde, o “pilot order”, para potenciais séries por causa dos nomes envolvidos e/ou do potencial do conteúdo. Como o número de emissoras está ficando cada vez maior, mais séries têm chances de sair do papel e ir de fato para a TV.

emissoras
Essas são as principais emissoras norte-americanas

Cada uma dessas emissoras pede o piloto ou temporada completa, dependendo do quanto precisam em suas grades de exibição e do que estão procurando como big picture (mais comédia, mais drama família, mais conteúdo adolescente, mais ação, etc). Para dar o sinal verde, eles consideram: o estúdio envolvido, o time de roteiristas, diretores e produtores, o pitch (que é a explicação da série em poucas palavras) e o elenco. Mas nem todo potencial piloto precisa ter todos esses elementos ainda.

the-big-bang-theory

Estou lendo um livro maravilhoso (Na Sala de Roteiristas, de Cristina Kallas) em que diversos profissionais são entrevistados e dão um olhar bem rico sobre como funciona esse mundo por trás das telas. Além do motivo claro de que a TV é quem mais dá oportunidade para bons/excelentes conteúdos serem produzidos (mais que o cinema), tem muito dinheiro envolvido (mais que o teatro). Em torno de 150 mil dólares para somente um roteiro piloto e se ele for produzido (receber o sinal verde), em torno de 25 mil dólares por episódio. Se virar série, ainda tem mais dinheiro. Isso significa que muito do que está sendo comprado nunca vai chegar a passar na TV.

parks-and-rec
Continua após a publicidade

É um meio muito lucrativo e, aliado à qualidade que a TV a cabo e streaming têm proporcionado, faz sentido que até o momento que escrevi essa coluna, as 39 principais emissoras já estão trabalhando em 197 pilotos, alguns já receberam o pedido de série completa e outros ainda estão trabalhando no elenco.

Alguns nomes já fecharam: Lucy Hale (de Pretty Little Liars da Freeform para Life Sentence da CW), Toni Collette (de Hostages da CBS para Unit Zero da ABC), Zach Braff (de Scrubs da ABC para Start Up da ABC), Alan Cumming (de The Good Wife da CBS para Killer Instinct da CBS), Adam Scott (de Big Little Lies da HBO para Ghosted da Fox), Mindy Kaling (Projeto sem nome ainda da NBC).

E segundo especialistas e profissionais que trabalham na área do casting, esses são os nomes disponíveis e que estão sendo fortemente disputados:

Patrick Dempsey

patrick-dempsey
Giphy/Reprodução

Deixou Grey’s Anatomy para focar no mundo da corrida de carros. Mas há diversos rumores de que ele estaria pronto para voltar à TV. Talvez não em um papel principal, mas só de aparecer na telinha já faz nosso coração mais feliz.

Continua após a publicidade

Steven Yeun

steven-yeun

Entre tanta gente que já morreu em The Walking Dead, houve uma comoção tão grande pela morte de Glenn, interpretado por Yeun, que chamou a atenção dos executivos de TV. Ele é carismático e não-tradicional, além de ser um excelente ator de drama com timing para comédia.

Connie Britton

connie-britton

Apesar de Nashville ainda estar no ar e Connie ser uma das protagonistas, ela movimentou os diretores de casting com a notícia de que estaria livre para essa pilot season. Não sabemos o que isso significa para a série que ela está atualmente, mas Connie é tão brilhante (desde Friday Night Lights) que ter mais dela na TV não faz mal a ninguém.

Kyle Chandler

kyle-chandler
Continua após a publicidade

E tem como falar de Connie sem falar sobre o marido da TV dela? Kyle Chandler, que estava em Bloodline, está pronto para emendar em outro drama, já que a série da Netflix termina depois dessa 3a temporada. O eterno Coach Taylor é um dos atores mais incríveis atualmente.

Vera Farmiga

vera-farmiga

A atriz é um daqueles casos de famosos do cinema que vão para a TV. Mas ela acertou tanto com Bates Motel (apesar das premiações não reconhecerem uma das melhores séries da atualidade) que é capaz dela continuar nas telinhas. Apesar de eu achar que, depois desse papel tão intenso, ela iria para um descanso, as emissoras querem mais da artista que trouxe Norma Bates para nossas vidas.

Nathan Fillion

nathan-fillion

Sensação na internet, eu tenho a impressão de que Castle estava no ar há mais de um século. Depois de 8 temporadas, a audiência caiu e ABC decidiu cancelar o show. Mas isso não significa que a estrela da série não tenha um superapelo com o público e seja superversátil. Nathan nunca ficou somente em Castle e isso talvez garanta o próximo papel dele na TV o mais rápido possível.

Continua após a publicidade

Gina Torres

gina-torres

A saída da atriz de Suits foi um choque. Apesar de achar que ela saiu no momento certo (a série perdeu muita qualidade nessa temporada), Gina afirma que o fim de Jessica Pearson foi porque estava precisando voltar à vida normal nos EUA e a série é gravada em Toronto. Enquanto alguns veículos afirmam que, na verdade, ela estava à procura de novos papéis, como em The Catch. Nessa pilot season, ela talvez consiga algo com mais destaque.

Ian Somerhalder

ian-somerhalder

Com o fim de séries adolescentes de peso como Pretty Little Liars e The Vampire Diaries, as emissoras estão à procura do novo hit. Apesar de eu achar que eles já encontraram com Riverdale e outras duas, ter mais sucesso entre os teens sempre é um objetivo que a gente acredita ser ótimo. E o que melhor do que um ator que eles sabem que é excelente e que tem um superapelo e presença com o público-alvo, tanto em redes sociais como em qualquer coisa que ele faça? Agora nos resta esperar que o roteiro certo caia nas mãos do Mr. Somerhalder e teremos ele de volta muito em breve.

No meio disso tudo, quero muito saber: quem você não quer que deixe de aparecer na sua TV? E o que faz você começar a assistir a uma nova série? Os atores envolvidos, a emissora (Netflix, por exemplo), a trama ou quem está escrevendo/produzindo o conteúdo?

Vem conversar sobre séries comigo também no Instagram @priharumi | Twitter @priharumi

Publicidade