Parasita é o único longa internacional que venceu o Oscar de Melhor Filme
A produção sul-coreana levou as estatuetas de Melhor Filme Internacional e Melhor Filme - categorias que Ainda Estou Aqui concorre este ano

Ainda Estou Aqui fez história nas indicações do Oscar 2025. Pela primeira vez, um filme brasileiro disputa os prêmios de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional no mesmo ano, tendo a chance de se juntar ao longa sul-coreano Parasita, único título que já garantiu os dois troféus. Fernanda Torres também concorre em Melhor Atriz pelo papel de Eunice Paiva, ocupando o mesmo lugar que sua mãe, Fernanda Montenegro, esteve há 25 anos.
Em 2020, Parasita, dirigido por Bong Joon-ho, se tornou o grande destaque da premiação promovida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. O filme recebeu seis nomeações no total e venceu quatro delas na cerimônia que aconteceu em Los Angeles, nos Estados Unidos.
As estatuetas recebidas pela produção foram Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original. O troféu de Melhor Design de Produção ficou com Era Uma Vez… Em Hollywood e o de Melhor Edição foi conquistado por Ford v Ferrari.
Ao garantir a principal categoria da noite, Parasita se tornou o primeiro filme estrangeiro a ganhar o Oscar de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional. É justamente este fator está deixando os brasileiros empolgados com a possibilidade do feito se repetir com Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles.
Disputando contra outros nove títulos, a produção nacional está ganhando cada vez mais espaço na mídia e muitos estão com grande expectativa para a cerimônia, principalmente pelas chances de Torres como Melhor Atriz. Confira quais são os filmes concorrentes do projeto na principal categoria do prêmio:
- Anora
- O Brutalista
- Um Completo Desconhecido
- Conclave
- Duna: Parte Dois
- Emilia Pérez
- Ainda Estou Aqui
- Nickel Boys
- A Substância
- Wicked