Owen Cooper leva seu 1º Emmy Awards aos 15 anos por ‘Adolescência’

Ele é o ator mais jovem da história da premiação ao levar um troféu na premiação.

Por Andréa Martinelli Atualizado em 14 set 2025, 22h47 - Publicado em 14 set 2025, 22h33
O

wen Cooper já havia feito história só em ser indicado ao Emmy na categoria de Melhor Ator Coadjuvante em Minissérie, Série de Antologia ou Filme. Mas ele venceu. Neste domingo (14), ele se tornou a pessoa mais jovem do sexo masculino a vencer um troféu da premiação. Adolescência, produção da Netflix da qual ele é protagonista, concorre em 13 categorias.

Antes de interpretar Jamie Miller, Cooper nunca havia atuado profissionalmente. Ele foi descoberto por Shaheen Baig, diretora de elenco de produções como Sex Education e Peaky Blinders, e chamou a atenção pela entrega natural. Sua performance foi tão impactante que o Evening Standard descreveu como “uma das melhores estreias já vistas por um ator mirim”.

Na série, Cooper interpreta o adolescente de 13 anos que, um dia, acorda com a polícia batendo na sua porta. Ele é levado para depor em uma delegacia após ser apontado como o principal suspeito do assassinato de Katie, uma colega de escola.

O ator tinha apenas 14 anos durante as filmagens, realizadas em 2024 e, apesar de ser novo na indústria, demonstrou maturidade e entrega ao dar vida ao personagem.

Continua após a publicidade

adole
Netflix/Reprodução

Em um dos episódios mais marcantes da série, Jamie é confrontado pela psicóloga interpretada por Erin Doherty, que participou de The Crown, também da Netflix. Para Owen, essas cenas foram as mais gratificantes.

“Eu sentia a raiva do personagem, aquilo vinha naturalmente. Em um ensaio me senti sobrecarregado e precisei sair do set por um momento. Mas o Phil veio conversar comigo, me acalmou. Depois disso, ficou tudo bem.”

Continua após a publicidade

Desde então, Cooper já foi escalado para interpretar o jovem Heathcliff em O Morro dos Ventos Uivantes, adaptação dirigida por Emerald Fennell, prevista para 2026.

Durante a gravação de um conteúdo para a Netflix, antes da premiação, o jovem estava respondendo como ele reagiria se conhecesse Jack Gyllenhaal na cerimônia de premiação, que é seu ídolo.

“Eu não sei. Apenas vou olhá -lo. Eu realmente não sei”, falou. Foi aí que a estrela de “Donnie Darko” chegou de surpresa no local, deixando Cooper emocionado.

Continua após a publicidade

Gyllenhaal aproveitou o encontro para dar um presente super fofo para o ator de Adolescência: um pequeno pato. “Fiz este filme e fui indicado ao Oscar, e um amigo meu me enviou isso antes – algo assim. É apenas um pato de sorte”, explicou.

Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Publicidade