“Outras garotas são suas maiores aliadas”, diz Jojo Moyes | Capricho

“Outras garotas são suas maiores aliadas”, diz Jojo Moyes

Conversamos com a escritora de Como Eu Era Antes de Você sobre como foi adaptar seu livro para o cinema

Por Gabriela Zocchi Atualizado em 10 jan 2018, 19h16 - Publicado em 13 jun 2016, 21h10

A espera está acabando! Como Eu Era Antes de Você, um dos filmes mais aguardados do ano, estreia nesta quinta-feira (16/6). Yay! E a CAPRICHO, sortuda, entrevistou Jojo Moyes, a escritora do best-seller que serviu de referência para o longa, em Londres.

jojo-moyes79289
Jojo Moyes no dia da nossa entrevista em Londres! Reprodução/Instagram

Animada, ela nem conseguia acreditar que tudo aquilo estava acontecendo em sua vida. Com um colar de abelhinha que ganhou de Dia dos Namorados de seu marido — “era isso ou fazer uma tatuagem”, brincou — ela falou sobre estrear em Hollywood e sobre o poder do feminismo para suas leitoras.

CAPRICHO: Primeiramente, muito obrigada por me fazer chorar como um bebê enquanto lia o livro no metrô lotado. (risos)

JOJO MOYES: É sério? Obrigada a você! Você acabou de fazer meu dia feliz. (risos)

CH: Como se sentiu quando soube que queriam fazer um filme com sua história?

JOJO: Fiquei muito animada! Esse é o sonho de qualquer escritor. Fora que toda a experiência de ir para Los Angeles foi incrível. Minha primeira reunião em Hollywood foi bizarra. Subi por um elevador chique no escritório e, quando a porta se abriu, dei de cara com um monte de estatuetas do Oscar! Eu pensei: ‘ok, este deve ser o momento mais surreal da minha vida’ e vou te falar que não ficou menos surreal depois disso. (risos) Me belisco toda hora para ver se é verdade.

View this post on Instagram

It's a wrap! Thank you to the most amazing cast @mrsamclaflin @emilia_clarke, @realmattdavelewis and crew. You made my characters live, just live xxx

A post shared by Jojo Moyes (@jojomoyesofficial) on

CH: O filme deixa de lado algumas cenas bem fortes do livro. Foi difícil abrir mão delas? 

JOJO: Foi bem difícil. Aconteceu com a cena do labirinto, porque ela mudava todo o tom do filme. No livro, o que acontece com Lou ali é uma linha bem fina, quase difícil de entender. Mas não tem como abordar esse assunto no filme sem ser muito clara e isso muda tudo. Debatemos por uns seis meses se deveríamos ou não excluir essa cena. Mas é tudo uma questão de equilíbrio. Resolvemos focar na relação de Lou e Will.

+ As cenas que mais queremos ver no filme de Como Eu Era Antes de Você

CH: Você tem muitas leitoras adolescentes, embora seus livros não sejam especificamente para esse público. Como se sente sabendo que pode ajudar esses jovens a formar sua identidade?

JOJO: Eu me preocupo muito em como vou representar personagens femininas em meus livros. Tento criar personagens jovens cuja coisa mais importante é o que elas fazem, e não se são bonitas ou têm coisas caras. A Louisa é alguém que tem integridade, que se importa com as pessoas, que se conhece e descobre como ter ambição por ela mesma. Como Eu Era Antes de Você me aproximou do público adolescente e sabe o que percebi? Leitoras adolescentes são espertas. Elas se preocupam muito mais com o significado que vão deixar no mundo do que sobre o que podem comprar.

Continua após a publicidade

View this post on Instagram

@jojomoyesofficial, the amazing author of #MeBeforeYou, is here to celebrate. #LiveBoldly

A post shared by Me Before You Movie 🐝 (@mebeforeyouofficial) on

CH: Se pudesse voltar ao passado, que conselho daria para a Jojo de 15 anos? 

JOJO: Eu diria: ‘encontre algo no mundo que você ame, porque lutar por algo e conseguir ter prazer com isso é um presente incrível. Não se preocupe tanto com sua aparência. Não se importe com o que as pessoas pensam de você. Vá e conquiste seu lugar no mundo! Faça um esporte, saia de casa, tenha uma vida e seja bondosa com as outras garotas. Na era das redes sociais, as mulheres são encorajadas a competir entre si, mas existe muito espaço no mundo para a bondade. Se você tentar apoiar outras garotas, vai se impressionar com o que pode receber em troca. Outras garotas serão suas maiores aliadas’.

View this post on Instagram

So this is the sensible shot. But I have a feeling @emilia_clarke is going to post the Dumb and Dumber version…

A post shared by Jojo Moyes (@jojomoyesofficial) on

CH: Como Eu Era Antes de Você ficou no topo da lista dos mais vendidos no Brasil por várias semanas. Como se sente sobre isso?

JOJO: Fiquei muito impressionada quando vi. Nunca pensei que chegaria lá! Uma coisa que gosto muito dos leitores brasileiros é que eles mandam muitas mensagens. De alguns países a gente não recebe muito feedback, mas do seu, sim! Todo mundo diz ‘beijos’ (fala em português). Escritores ingleses não recebem isso com frequência. (risos) Os brasileiros são muito entusiasmados e emotivos. Eu preciso ir para o Brasil um dia!

CH: Precisa mesmo! Os fãs querem sabe: algum outro livro seu vai virar um filme?

JOJO: Estou trabalhando em Um Mais Um. Já escrevi o roteiro e acredito que acabamos de encontrar o diretor.

CH: E Depois de Você, a sequência de Como Eu Era Antes de Você?

JOJO: Vamos esperar para ver como o primeiro filme se sai, mas é uma opção, sim. Ainda não temos nada combinado. Vamos ver o que acontece.

Continua após a publicidade
Publicidade