Olimpíadas: 5 séries para gostar de diversos esportes
Não sou muito dos esportes, mas as Olimpíadas fazem com que eu vire uma torcedora quase que involuntariamente e fique pensando em todo o trabalho, dedicação e perseverança que é necessário para ser um esportista. Talvez por isso, por exaltar os grandes momentos e aprender com as derrotas, os jogos olímpicos sejam tão fascinantes. As […]
Não sou muito dos esportes, mas as Olimpíadas fazem com que eu vire uma torcedora quase que involuntariamente e fique pensando em todo o trabalho, dedicação e perseverança que é necessário para ser um esportista. Talvez por isso, por exaltar os grandes momentos e aprender com as derrotas, os jogos olímpicos sejam tão fascinantes.
As Olimpíadas do #Rio2016 acabam nesse domingo (21) e para comemorar essas semanas em que acompanhamos diversos esportes, tentei reunir as séries que trazem o tema de forma honesta e humana, que me faziam vibrar como se estivesse assistindo a um jogo ao vivo e aprender um pouquinho mais sobre esse universo tão distante do meu, mas que, às vezes, tem tantas características universais que nos aproximam.
1) Friday Night Light
Não tem como pensar em série que tenha esporte e não pensar em FNL. Uma das séries mais lindas e emocionantes que já fizeram. Foi lá que aprendi muito como funciona o futebol americano. E vai me dizer que nunca ficou emocionada e cheia de energia e vontade com os discursos do Coach Taylor?
2) One Tree Hill
Só a música de abertura já é o suficiente para me colocar em clima de competição. O mundo do basquete apareceu pra mim através dessa série, em que eu entendi muito sobre como é difícil entrar na NBA. Tudo bem que depois não ficou tão focada no basquete e nem na rivalidade entre Nathan e Lucas, mas mesmo assim, foi uma série que usou muito os esportes como fonte de criação. E terminou ainda lindamente fazendo homenagem ao esporte que tanto abordou.
3) Necessary Roughness
Quando assisto os jogos olímpicos, fico imaginando o quanto demanda do psicológico dos atletas. Uma coisa é preparação física, o que a maioria tem muito, mas a diferença está na preparação emocional e psicológica. Eu mesma não conseguiria jamais aguentar uma disputa de pênaltis ou um tie break. Essa série mostrava o quanto não adianta ter talento, se não aliar com o controle emocional. A terapeuta do esporte, dra. Dani, cuidava da estrela do futebol americano e quando a série focou demais nos relacionamentos pessoais dela, eu deixei de curtir. Mesmo assim, teve duas temporadas muito boas pra quem gosta de terapia comportamental e esporte de alta pressão.
4) Ballers
Já assistiram essa série com o Dwayne Johnson, o The Rock? Produzida por Mark Whalberg, essa série lembra muito Entourage e dessa vez, em vez de mostrar os bastidores do mundo do cinema, ela acompanha os bastidores do futebol americano em Miami, em que mostram as festas, curtições e preocupações dos atletas ricos e famosos. Pensa como seria uma série mostrando a real dos bastidores da vida do Neymar e Messi?
5) Bunheads
Sei que balé não está nas Olimpíadas, mas deveria. É praticamente uma modalidade avançada da ginástica artística. E essas meninas de Bunheads mostram a graça, delicadeza e esforço necessário para conquistar a vitória nesse universo. Sou suspeita para defender uma série de Amy Sherman-Palladino (a criadora de Gilmore Girls) que tem Sutton Foster (a mesma de Younger) no elenco. Vale como inspiração depois de tudo o que os meninos e meninas do Brasil fizeram na ginástica no #Rio2016. Já viram o vídeo de despedida da série que essas meninas fizeram? Não me canso de assistir:
Vem conversar sobre séries comigo também no Instagram @priharumi | Snapchat priharumi | Twitter @priharumi
* Pri Harumi é louca por séries e co-autora do livro “Guia das séries – Tudo que você queria saber sobre as mais importantes dos últimos anos”.