‘Obrigada por amar nossa música mesmo de tão longe’, diz BILLLIE

Grupo de k-pop veio ao Brasil em dezembro e conversou com a CAPRICHO sobre o retorno de Moon Sua e Suhyeon, além do sonho de colaborar com Anitta.

Por Gustavo Balducci 31 dez 2024, 09h00
E

ncerrando o ano com chave de ouro, BILLLIE foi o último grupo de k-pop a se apresentar no Brasil em 2024. Com um show único realizado em dezembro, em São Paulo, as integrantes Suhyeon, Haruna, Haram, Moon Sua, Sheon, Tsuki e Siyoon mostraram para os fãs brasileiros parte dos hits que tornaram o conjunto um verdadeiro sucesso desde a sua estreia em 2021.

No palco, ainda sobrou espaço para elas apresentarem covers de NCT 127 e (G)-IDLE, além das faixas de Appendix: Of All We Have Lost, seu álbum mais recente. Em entrevista exclusiva à CAPRICHO, as meninas contaram detalhes sobre a trajetória, o retorno de Moon Sua e Suhyeon ao grupo e deixaram um recado especial para o fandom; confira:

CH: Como vocês avaliam a evolução do grupo?

Haram: Desde o álbum de estreia até agora, o BILLLIE vem explorando diversos gêneros musicais e conceitos, baseando-se em histórias bem construídas. Isso nos ajudou a criar uma identidade única, algo que os fãs reconheceram e amaram, nos permitindo chegar até aqui. Com o tempo, além de aprimorarmos a qualidade musical, também ganhamos mais confiança e habilidade nas performances, e acredito que somos um grupo com muito crescimento pela frente.

CH: De onde surgiu a ideia para o último álbum?

Suhyeon: Of All We Have Lost fala sobre coisas preciosas que foram momentaneamente perdidas com o tempo. Expressamos, por meio da música, a jornada de redescobrir essas belas memórias e sentimentos valiosos que ficaram esquecidos por conta de situações pessoais. Utilizamos elementos que evocam nostalgia, como Remembrance Candy, Trampoline e Dream Diary ~ Etching Mémoires of Midnight Rêverie, para transmitir uma espécie de infância mágica ao estilo Billlie.

Continua após a publicidade

Siyoon: Este álbum também foi inspirado pelos momentos que vivemos até aqui. Como é nosso primeiro comeback com o grupo completo após um longo tempo, pensamos muito sobre quais músicas e histórias deveríamos compartilhar.

CH: Qual é a memória mais preciosa para o grupo?

Haruna: Para mim, foi a época do debut. Foi incrível perceber que havia pessoas apoiando o BILLLIE pela primeira vez, e isso me deixou extremamente feliz. Quando penso naquela época, apesar da nossa inexperiência, acredito que foi a base que tornou o BILLLIE de hoje possível.

Moon Sua: O meu momento mais marcante foi nosso primeiro fan meeting. Tivemos várias oportunidades de nos encontrar com os fãs, como em showcases, programas musicais e festivais, mas esse evento foi especial, pois estávamos juntas como grupo completo. Lembro da empolgação e da emoção como se fosse ontem.

CH: Of All We Have Lost é o primeiro trabalho com o grupo completo desde 2023. Como foi o retorno de Moon Sua e Suhyeon? Que tipo de apoio vocês receberam durante o período de descanso?

Moon Sua: Voltar a me apresentar com as integrantes em programas musicais foi emocionante e até um pouco nervoso. Fiquei muito grata pelo apoio ainda mais intenso dos fãs. Durante o período de descanso, todos me disseram: “Esperaremos o tempo que for necessário, volte com calma.” Essas palavras me ajudaram a retornar mais saudável.

Suhyeon: Fiquei muito nervosa enquanto preparávamos este álbum, mas também me diverti bastante. Graças ao apoio e à espera dos fãs, conseguimos voltar ainda mais fortes. Durante a pausa, as integrantes e os fãs sempre me encorajaram dizendo: “Descanse bastante e não tenha preocupações.” Isso me ajudou a cuidar de mim mesma e a retornar ao palco mais confiante.

Continua após a publicidade

Haruna: Senti que o BILLLIE realmente brilha quando estamos completas! Desde o fan meeting até a turnê e as atividades do álbum, percebi como é precioso poder se apresentar para os fãs, e estou curtindo muito esta turnê com as meninas.

CH: A música Remembrance Candy chamou a atenção por ter sido escrita por IU, uma das cantoras mais famosas e influentes da Coreia do Sul. Como essa colaboração aconteceu?

Haram: A IU é uma artista que todos nós admiramos muito. Desde antes do debut, fizemos covers de suas músicas em fan meetings, e esse pequeno gesto foi notado por ela, o que nos deu essa oportunidade incrível de trabalhar juntas. Quando ouvimos Remembrance Candy pela primeira vez, ficamos impressionados com a sensibilidade e a delicadeza da letra. Ela também nos deu orientações detalhadas durante o processo, do qual aprendemos muito!

CH: Ela sempre foi uma grande inspiração para vocês?

Tsuki: Sempre! Praticávamos muito cantando suas músicas durante nossos dias como trainees. As emoções e as letras que ela transmite são incomparáveis. Antes do comeback, fomos ao seu show e ficamos impressionadas. Além de nos divertir muito, percebemos como os fãs ao nosso redor estavam felizes. Isso nos fez reafirmar o desejo de oferecer apresentações tão incríveis quanto as dela.

CH: Com qual outro artista vocês gostariam de colaborar?

Siyeon: No Brasil, nós adoraríamos conhecer e colaborar com a cantora Anitta. Acho o estilo das músicas e as performances dela incríveis, e seria maravilhoso subir ao palco juntas. Já na Coreia, nosso sonho é trabalhar com Lee Young-ji.

Continua após a publicidade

CH: Quais eram as expectativas para conhecer os fãs brasileiros?

Moon Sua: Sabia que os fãs brasileiros são muito enérgicos e apaixonados, então estava curiosa sobre como seria a interação deles no show. Como nosso grupo é conhecido por performances marcantes, senti que a vibe dos fãs e do BILLLIE criaram uma sinergia inesquecível.

Tsuki: Fiquei animada e feliz por finalmente conhecer nossos fãs brasileiros. Também estava curiosa para saber quais músicas eles gostavam mais. Como preparamos um show cheio de energia, senti que eles aproveitaram ao máximo.

CH: Que mensagem vocês gostariam de deixar para eles?

Siyeon: Quando era criança, fiquei curiosa sobre o Brasil assistindo a animação Rio. Depois do debut, recebi tanto apoio dos fãs brasileiros que sonhei em visitá-los um dia. Sou muito grata a todos vocês por tornar esse sonho realidade. Prometo voltar e fazer outro show incrível.

Suhyeon: Obrigada por amar e apoiar nossa música mesmo de tão longe. Estou muito feliz com a nossa primeira visita ao Brasil. Estava ansiosa para apresentar músicas e performances de todas as fases do BILLLIE e espero que possamos nos encontrar mais vezes no futuro. Amo vocês, Brazilian Billlieves!

Publicidade