O que vimos na Amoeba Music, a maior loja independente de música no mundo

CAPRICHO visitou loja que venceu o período de declínio dos discos de vinil e CDs - se destacando no movimento de retorno do interesse do público

Por Anny Caroline Guerrera Atualizado em 22 Maio 2025, 16h21 - Publicado em 22 Maio 2025, 15h55
A

inda na Calçada da Fama, mas um pouco afastada do principal burburinho do famoso ponto turístico de Los Angeles, a Amoeba Music chama a atenção dos apaixonados por música. Abrigando milhares de discos de vinil e CDs de diferentes artistas e épocas, a maior loja independente de música do mundo está repleta de histórias nas dezenas de corredores – e é fácil perder a noção de tempo ao passar pela porta de entrada.

 

Apostando em lançamentos e raridades, o local recebe visitantes de diferentes partes do mundo, sendo uma atração por si só, com merch próprio disponível para compra. A CAPRICHO visitou a loja, que é coberta por pôsteres de filmes e artistas (que estão à venda para o público), e encontrou os mais variados itens quem vão encantar quem está imerso na cultura pop.

Entre camisetas, livros, pins, bottoms, raridades em vinil e lançamentos em CDs, a loja tem uma atmosfera tranquila ao mesmo tempo que é caótica com milhares de possibilidades à vista. A sensação é que o local consegue reunir – e unir – os mais distintos públicos com um interesse em comum: o amor pela arte, seja ela qual for. Confira o vídeo completo do que vimos por lá:

Continua após a publicidade

@capricho

Inaugurada em 2001 na Hollywood Boulevard, em plena Calçada da Fama, a Amoeba Music é parada obrigatória para os apaixonados por música que estiverem por Los Angeles. São dois andares recheados de discos de vinil, uma infinidade de camisetas, pins e pôsteres oficiais dos artistas que a gente adora e até as novidades do K-pop. No vídeo, a gente te leva num tour pelos corredores cheios de achados, revela cantinhos secretos e ainda dá a noção média de preços para você sair pronto pra garimpar seus favoritos. 🔗 E no site da CAPRICHO você confere nossa cobertura completa sobre música e entretenimento.

♬ som original – Capricho

Apesar de ter se tornado uma localidade marcante para turistas e moradores locais, a loja de Hollywood não é a primeira. Tudo começou com a abertura de uma unidade em Berkeley, na Califórnia, em 1990. Formada por antigos membros da gravadora Rasputin Records, ela funcionava como uma espécie de ‘brechó’ com itens usados até que passou a apostar em lançamentos musicais e conteúdos audiovisuais como DVDs e fitas VHS.

Em seguida, veio a abertura de sua segunda loja, desta vez em São Francisco, no fim de 1997. Já com um grande catálogo de CDs e discos de vinil raros, a franquia também se expandiu cada vez mais e, em seguida, veio a inauguração da terceira unidade aconteceu na Sunset Boulevard, localizada em Los Angeles, em 2021, como a maior loja da franquia até então.

Continua após a publicidade

Um dos grandes destaques na história da Amoeba foi o fato dela ter sobrevivido ao período de declínio de vendas de CDs e discos de vinil na indústria musical, seguindo normalmente suas operações, oferecendo ainda pequenos shows de artistas e coleções chamativas para os fãs de cinema.

Em 2020, por conta da pandemia de COVID-19, foi anunciado que a loja de LA seria fechada permanentemente. Mas a pausa não durou muito. Foi feita uma campanha online de arrecadações de fundos e, em 2021, a unidade de Hollywood encontrou uma nova casa na Calçada da Fama, com um brilho próprio e autêntico na rua das estrelas.

Publicidade