O que está por trás da live em silêncio de Anitta lendo um livro

Na era das trends ensaiadas e das lives cheias de estímulo, milhares de pessoas pararam para assistir à cantora ler um livro. Mas não era bem assim.

Por Andréa Martinelli Atualizado em 25 ago 2025, 22h04 - Publicado em 25 ago 2025, 20h25
É

isso mesmo que você leu, leitor e leitora de CAPRICHO: em meio a um mundo cada vez mais acelerado, com trends ensaiadas e lives cheias de estímulo, Anitta surpreendeu seus fãs e o público, nesta segunda-feira (25), ao utilizar as redes sociais para fazer o oposto disso. Ela entrou ao vivo no Instagram para – aham, pausa dramática – que seus seguidores pudessem acompanhá-la lendo um livro em silêncio.

A cantora estava sem maquiagem, sem um look chamativo, sem trilha sonora, sem nenhum elemento de performance. Durante trinta minutos, foi transmitida a imagem dela sentada em uma poltrona, folheando as páginas de um livro com calma. É isso mesmo: só ela, uma poltrona, as páginas do livro e milhares de pessoas assistindo à cena. Até onde a redação da CAPRICHO acompanhou, quase 5 mil pessoas assistiram.

O que poderia parecer estranho ou até sem propósito virou algo simbólico. Em tempos em que a atenção — especialmente da galera mais jovem e muito conectada — virou moeda e o algoritmo recompensa a pressa e conteúdos cada vez mais curtos, abrir uma live para não entreter, mas simplesmente estar, é algo que tem se tornado comum desde a época da pandemia (lembra das lives na Twitch?).

Em um mundo onde tudo vira conteúdo, essa “não-live” virou um dos conteúdos mais comentados nas redes sociais na tarde desta segunda-feira (25). Mas, rapidamente, os fãs descobriram que tudo poderia ser parte de uma ação de marketing, já que a cantora é embaixadora do Mercado Pago, o banco do Mercado Livre. Além do Instagram, ela também apareceu “calada” em uma propaganda na TV Globo.

Continua após a publicidade

Ao que tudo indica, a ação é uma publicidade e faz parte da estratégia da marca. O vídeo veiculado na TV Globo, ela aparece de forma diferente do que na live: não está lendo um livro, está com maquiagem, cabelo feito, de salto, vestindo um conjuntinho jeans. O oposto da live em seu perfil pessoal nas redes sociais.

No intervalo da novela Vale Tudo, a propaganda foi veiculada novamente e revelou o principal mote: “Colocar Anitta sem fazer nada em uma propaganda na televisão, é uma perda de tempo. O mesmo que deixar o seu dinheiro em uma conta que não rende nada”, disse a voz do locutor.

Continua após a publicidade

Mas, o que isso significa, CAPRICHO?

Anitta, que sempre foi sinônimo de muita festa, energia, controle de narrativa e inovação digital, pode ter feito a live como uma provocação conectada com a publicidade veiculada na TV Globo. Tudo pode fazer parte de uma estratégia de marketing.

Recentemente, a cantora visitou o Xingu, uma região indígena e participou de um ritual sagrado (bem longe das redes sociais). “Fomos até o Xingu, na aldeia Ipatse, do povo Kuikuro, onde vivenciei de perto o Kuarup, ritual que celebra a memória e a trajetória daqueles que já fizeram passagem. Além disso, tive a honra de conhecer o Cacique Raoni, na Terra Indígena do povo Kayapó, esse homem que dedica anos da sua vida à defesa da floresta, à proteção dos territórios indígenas e ao futuro da humanidade”, contou em suas redes sociais – claro, depois do ritual.

Continua após a publicidade

Após a visita da Anitta, o Google registrou um aumento histórico no termo “povos indígenas”. O crescimento foi de 6.200% em apenas 24h. E isso mostra não necessariamente um interesse na causa, mas o potencial que Anitta tem em atingir as pessoas em tudo o que faz na carreira e não à toa também é embaixadora de um banco.

Talvez por isso, a live silenciosa e o comercial na TV tenham gerado tanta polêmica e até identificação. Ver alguém como Anitta — tão acostumada a ser o centro das atenções — simplesmente sentar e ler, ou sentar e não falar nada, sem pressa ou intenção de viralizar, pode ser estranho.

+Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Continua após a publicidade

Publicidade