‘O Agente Secreto’ é o representante brasileiro no Oscar 2026
Longa também é citado em três categorias diferentes na lista de previsões de um veículo internacional que apontou a indicação de Fernanda Torres neste ano.

O Agente Secreto, novo filme de Kleber Mendonça Filho, é o escolhido da Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil no Oscar 2026. O longa protagonizado por Wagner Moura, está na disputa por uma indicação na categoria Melhor Filme Internacional, aquela que foi vencida por Ainda Estou Aqui de Walter Salles na edição de 2025 da premiação.
Baby de Marcelo Caetano, Kasa Branca de Luciano Vidigal, Manas de Marianna Brennand, O Último Azul de Gabriel Mascaro — que está sendo exibido atualmente –, e Oeste Outra Vez de Erico Rassi, eram algumas das obras que estavam na disputa pela vaga da nossa academia.
O filme que chega aos cinemas brasileiro em 6 de novembro de 2025, tem feito barulho no cenário internacional. Depois de vencer os prêmios de Melhor Ator e Melhor Direção no Festival de Cannes, o longa foi comprado pela Neon, distribuidora responsável pelos vencedores do Oscar Anora e Parasita.
Nos últimos dias a Variety, veículo de entretenimento que apostou na vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro e apontou a chance de vitória na noite do Oscar de 2025, aponta que a obra deve ser indicado em três categorias: Melhor Filme Internacional, Melhor Ator e Melhor Roteiro Original.
Conheça trama de ‘O Agente Secreto’
Durante uma semana de Carnaval do Recife, Pernambuco, em 1977, Marcelo percebe que há algo errado: os vizinhos o observam demais, a cidade parece engolida por um clima de tensão, e o que era para ser um recomeço vira uma teia de conspirações. O protagonista se vê no meio de uma rede de espionagem alimentada por um regime que usa a tecnologia como arma de controle.
Misturando elementos de thriller político e drama histórico, O Agente Secreto promete nos apresentar uma narrativa tensa que joga luz sobre os mecanismos da repressão, da vigilância e do medo durante a ditadura. A trama aborda temas como identidade, trauma e o impacto do autoritarismo no cotidiano das pessoas. É mais uma obra que reafirma a visão crítica de Kleber Mendonça Filho, já conhecido em Cannes por Aquarius (2016) e Bacurau (2019).
Wagner Moura volta ao cinema brasileiro depois de se destacar em produções internacionais como Sergio (2020) e Guerra Civil (2024). O elenco ainda traz nomes como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Alice Carvalho, Isabél Zuaa e Udo Kier.
Pretendem assistir nos cinemas nos próximos meses e torcer pela trama na premiação do ano que vem?
+ Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.