Neymar pode pegar dois anos de prisão por corrupção
Ação foi movida pelo Ministério Público da Espanha e diz respeito a transferência do jogador para o Barcelona
A quarta-feira (23/11) não amanheceu muito boa para Neymar. Segundo o jornal El País, o Ministério Público da Espanha pediu dois anos de prisão para o jogador, procuradores apresentaram nesta manhã acusações contra o atacante do Barcelona e apontaram para a suspeita de corrupção em sua transferência para o clube catalão em 2013.
Além da prisão do atacante brasileiro, o procurador José Perals pediu pena de cinco anos aos ex-presidente do Barcelona, Sandro Rosell, pessoa considerada a responsável pelo contrato com Neymar. O MP pede ainda que o Barcelona pague 8,4 milhões de euros (R$ 29,8 milhões) em multa. A família do jogador também pode ser multada em 10 milhões de euros (cerca de R$ 40 milhões).
Mês passado a Justiça da Espanha resolveu reabrir o processo de corrupção contra Neymar que havia sido arquivado. O caso foi iniciado pela empresa DIS, que era dona de parte dos direitos sobre o jogador quando ele ainda atuava pelo Santos.
A DIS deveria receber 40% do dinheiro que o Barcelona ou qualquer outro clube gastaria em Neymar. A empresa diz que recebeu apenas 17,1 milhões de euros pela transferência do craque. Investigações na Espanha revelaram que o valor real pago pelo atacante brasileiro chegou a 83 milhões de euros, fato que foi confirmado pelo Barcelona, causando a queda da diretoria do clube. A investigação disse que 40 milhões de euros foram para Neymar por meio de “contratos simulados”.