Continua após publicidade

Não Se Preocupe, Querida: Florence Pugh brilha e carrega filme nas costas

Longa de Olivia Wilde, que também tem Harry Styles no elenco, é bom, mas perde chance de criar identidade própria

Por Sofia Duarte 22 set 2022, 10h45

Após muitas polêmicas, Não Se Preocupe, Querida, dirigido por Olivia Wilde, finalmente começa a passar nos cinemas nesta quinta-feira (22) e traz elenco estrelado, com Florence Pugh e Harry Styles como protagonistas, e uma trama que mistura toques de suspense com ficção científica e crítica social. A CAPRICHO foi à pré-estreia do filme e, nesta matéria, contamos nossas opiniões *sem spoilers* sobre ele.

Sinopse

A história do longa gira em torno dos moradores de Victory, uma comunidade planejada que remonta os anos 1950, onde vivem o casal Alice (Florence Pugh) e Jack (Harry Styles). Nesse bairro experimental, os homens trabalham em um projeto ultrassecreto, comandado por Frank (Chris Pine), enquanto as mulheres têm uma rotina de dona de casa e esperam seus maridos voltarem do trabalho com jantar à mesa. No entanto, essa vida aparentemente perfeita começa a revelar sinais suspeitos quando uma das vizinhas apresenta sintomas de paranoia e perturbação, servindo como um alerta para Alice.

Ao perceber que não está inserida no país das maravilhas, Alice passa a questionar assuntos proibidos e a realidade imaculada e sufocante de uma cidade que vive das aparências, e, então, é julgada pelos outros como “louca”.

Florence Pugh e Harry Styles saindo do carro em cena do filme Não Se Preocupe, Querida
Florence Pugh e Harry Styles em Não Se Preocupe, Querida Warner Bros. Pictures/Divulgação

Análise

Para dirigir o filme, Olivia Wilde se inspira em clássicos como O Show de Truman, A Origem, Matrix e Esposas em Conflito. Se você já viu esses filmes, é possível que não se surpreenda com a previsível reviravolta de Não Se Preocupe, Querida; do contrário, pode ser que o longa proporcione uma experiência instigante, daquelas que te deixam de olhos arregalados e inquieta na poltrona do cinema.

Os pontos positivos em termos técnicos da obra envolvem o cenário belíssimo, os penteados e figurinos, a decoração das casas, os carros luxuosos, as cores e a fotografia. Quem realmente dá um show de atuação é a protagonista, Florence Pugh (será que vem indicação ao Oscar aí?!), que transmite o sufoco da personagem para o público e tem um conflito superinteressante com Frank, interpretado por Chris Pine, outro veterano que não deixa a desejar. Harry Styles, por sua vez, estreia com seu primeiro grande papel na ficção e mostra que tem um futuro promissor na carreira.

Florence Pugh como Alice correndo em estrada usando vestido preto em cena do filme Não Se Preocupe, Querida
Florence Pugh como Alice em Não Se Preocupe, Querida Warner Bros. Pictures/Divulgação
Chris Pine usando óculos de sol em cena do filme Não Se Preocupe, Querida
Chris Pine em Não Se Preocupe, Querida Warner Bros. Pictures/Divulgação

A intenção do filme compreende ainda fazer uma crítica social a respeito de uma sociedade patriarcal da década de 1950, na qual há o controle e a manipulação das mulheres pelos homens. Pode-se, inclusive, traçar um paralelo com a premissa de Corra!, terror de Jordan Peele que destaca a temática do racismo, só que de um jeito muito mais profundo e bem feito em comparação a Não Se Preocupe, Querida.

Florence Pugh e Harry Styles em cena do filme Não Se Preocupe, Querida
Florence Pugh e Harry Styles em Não Se Preocupe, Querida Warner Bros. Pictures/Divulgação

O filme deixa a desejar em alguns aspectos, especialmente ao perder a chance de criar uma identidade própria forte e desenvolver a temática para além da exposição das dores mascaradas por um “paraíso” cheio de homens machistas e conservadores. No entanto, de forma geral, é um bom filme e dá para aproveitar bastante a sessão – ainda mais se você for fã da Florence Pugh e do Harry Styles como a gente. Recomendamos a ida ao cinema! 😉

Continua após a publicidade

Não Se Preocupe, Querida (Don’t Worry, Daling, em inglês)
Nota da CH: 3 de 5 estrelas
Estreia: 22 de setembro nos cinemas
Direção: Olivia Wilde
Roteiro: Katie Silberman, Carey Van Dyke e Shane Van Dyke
Produção: Roy Lee, Katie Silberman e Miri Yoon
Elenco: Florence Pugh, Harry Styles, Chris Pine, Olivia Wilde, Gemma Chan e KiKi Layne
Gênero: Suspense psicológico
Distribuição: Warner Bros. Pictures

Publicidade