“Não existe Ken sem a Barbie”, afirma Ryan Gosling ao criticar o Oscar
O ator indicado a Melhor Ator Coadjuvante no Oscar ficou 'decepcionado' com a academia pela falta de indicações a Margot Robbie e a Greta Gerwing
Indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pelo seu papel de Ken em ‘Barbie‘, Ryan Gosling emitiu um comunicado ao canal de TV norte-americano CBS na noite de segunda-feira (23) agradecendo a nomeação da Academia e também a criticando pela falta de indicação para Margot Robbie, que deu vida à boneca Barbie, e para Greta Gerwig, diretora do filme.
Sucesso de bilheteria no mundo todo, ‘Barbie‘ recebeu apenas 8 indicações no Oscar — em comparação, no Globo de Ouro foram 9 e no Critics Choice Awards, 18 indicações —, sendo deixada de lado em duas categorias importante: de Melhor Atriz e de Melhor Direção.
No comunicado, o ator agradeceu à Academia pela indicação, afirmando estar “incrivelmente honrado e orgulhoso por ter interpretado um boneco de plástico chamado Ken”, mas também a criticou por ‘esnobarem’ Margot e Greta, “as principais responsáveis por fazer a história de Barbie ser celebrada globalmente neste filme”, afirma.
“Não existe um Ken sem uma Barbie, e não existe filme da ‘Barbie’ sem a Greta Gerwig e a Margot Robbie”, pontuou Gosling ao ressaltar como não haveria reconhecimento a ninguém no filme sem o “talento, a coragem e a genialidade delas”. “Dizer que estou desapontado que elas não foram nomeadas em suas respectivas categorias seria um eufemismo”, diz.
Ainda sobre o talento de Greta e de Margot, diretora e produtora do filme, respectivamente, Ryan ressaltou como elas conseguiram “contra todas as probabilidades, com nada além de um par de bonecos sem alma, com pouca roupa e, felizmente, sem virilha”, nos fazer rir, partir os corações, impulsionar a cultura e fazer história.
Apesar da falta de reconhecimento do Oscar pelos seus talentos individuais, o ator lembrou o quanto elas precisam ser reconhecidas junto com os outros indicados, incluindo ele, America Ferrera, nomeada como Melhor Atriz Coadjuvante na premiação e “outros artistas incríveis que contribuíram com seus talentos para tornar este filme tão inovador”.
O desapontamento não é exclusivo do ator. Embora ‘Barbie‘ tenha recebido indicações importantes como de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Atriz Coadjuvante, o Oscar promoveu a continuidade da maioria masculina no prêmio de Melhor Direção, onde Greta era esperada como uma das indicadas.
Após a divulgação da lista, muitas pessoas nas redes sociais expuseram suas opiniões e desapontamentos com a Academia por ‘esnobar’ ‘Barbie‘ nestas categorias. Por outro lado, o longa Oppenheimer, filme de Christopher Nolan, garantiu 13 indicações ao Oscar. Confira alguns comentários da galera:
Through Barbie, Greta Gerwig used a fun and accessible film to talk about sexism with a broad audience. To see her and Margot Robbie snubbed while the man in the film is nominated for an Oscar is ironic in the worst way, and shameful from the Academy.
— Debbie Mucarsel-Powell (@DebbieforFL) January 24, 2024
escabrosa a não nomeação de Greta Gerwig a melhor realização em 2023 com a Barbie. Literalmente injustificável. Perdi qql interesse nas nomeações aos Oscars a partir daí
— Ricardo Rodrigues (@ricardojsilvar) January 23, 2024
No filme “Barbie”, uma parábola sobre a discriminação das mulheres, criada, realizado, interpretada e produzida por mulheres… a nomeação para o Óscar vai para o Ken, claro.
— Inês Pedrosa 🇺🇦 (@inespedrosa_pt) January 24, 2024