Música de Shakira que ‘alfineta’ Piquet trouxe 14 recordes para ela
Não. Você não leu errado.
Aparentemente Shakira conseguiu transformar um término de relacionamento em algo muito maior para sua carreira – muito, mesmo. A música “Shakira: BZRP Music Sessions Vol. 53”, direcionada a Gérard Piquet, jogador de futebol e seu ex-marido, feita em parceria com o produtor argentino Bizarrap, quebrou quatro recordes do Guinness World Records e deu outros dez a cantora colombiana.
Tudo aconteceu quando na última sexta-feira (10), ela e o produtor fizeram sua primeira apresentação ao vivo da canção, a convite do programa The Tonight Show, de Jimmy Fallon. A participação gerou muita repercussão nas redes sociais e o Guiness aproveitou para anunciar:
Backstage at @FallonTonight with @shakira & @bizarrap 🎶 pic.twitter.com/JCUxP8z0pt
Continua após a publicidade— Guinness World Records (@GWR) March 10, 2023
Olha só o tanto de documentos comprovando os recordes batidos por ela. Mas, vamos lá, a gente explica. Quanto o assunto são recordes, Shakira quebrou quatro.
- Faixa latina mais vista no Youtube em 24 horas (63 milhões);
- Faixa latina mais rápida a atingir 100 milhões de seguidores no Youtube (2 dias e aproximadamente 22 horas)
- Faixa latina com maior números de streamings em 24 horas no Spotify (14.393.342);
- Faixa latina com maior números de streamings em uma semana no Spotify (80.646.962).
Achou pouco? Com estes números, de forma simultânea e comparativa, ela superou outros números que já tinha alcançado em sua carreira. São eles:
Ela é a primeira artista feminina a substituir a si mesma no primeiro lugar na parada Latin Airplay da Billboard (desbancando “Monotonía”, seu dueto com Ozuna);
Ela tem o maior número de 1º lugar na parada Latin Airplay da Billboard por uma artista feminina (18);
Ela tem mais semanas cumulativas em primeiro lugar na parada Hot Latin Songs da Billboard por uma artista feminina (67);
Shakira tem o maior número de hits no Top 10 na parada Hot Latin Songs da Billboard por uma artista feminina (33);
E também o maior número de hits no Top 10 na parada Latin Airplay da Billboard por uma artista feminina (35);
Como se não bastasse, tem o maior número de 1º lugar na parada Latin Pop Airplay da Billboard por uma artista feminina (21);
E mais Top 10 hits na parada Latin Pop Airplay da Billboard por uma artista feminina (39);
O maior número de 1º lugar na parada de vendas de canções digitais latinas da Billboard (13);
E a maioria das paradas da Billboard lideradas por uma faixa em espanhol de uma artista feminina (15).
Música indireta que deu muito, muito certo
Após a separação de Shakira e Piqué ser confirmada, jornais espanhóis divulgaram que o motivo do fim do relacionamento foi uma traição – Piqué estaria namorando com a jovem Clara Chía Marti, de 23 anos. A letra deixa claro em primeira pessoa que Shakira é “grande demais para ele”, que está com outra pessoa, levando os fãs a fazerem uma conexão com este momento.
Assista abaixo o clipe – e acompanhe a letra junto com a gente:
Em outro trecho, os fãs observaram que Shakira faz pausas e pronuncia palavras que teriam conexão com nome de Piqué e Clara. “Yo solo hago música, perdón que te salpique”, diz a cantora, dando destaque ao final de “salpique“.
Em outro verso, “claramente” é repetida duas vezes: “Tiene nombre de persona buena, Claramente no es como suena. Tiene nombre de persona buena. Claramente.” Veja a letra completa aqui.
“Uma loba como eu não é para um novato”, afirma a artista em mais um trecho também pontuando que ele não esteve com ela em um momento que precisou. “Tanto que você dá uma de campeão e quando eu precisei de você, deu a sua pior versão.”