“Minha existência já é uma bandeira”, diz Ruby Nox após vencer Drag Race
Em entrevista à CAPRICHO, a vencedora da 2ª temporada reflete sobre sua jornada, memes que viralizaram e futuro na arte drag
2ª temporada de Drag Race Brasil terminou coroando Ruby Nox como a nova drag superstar do país. Além de brilhar no palco, a pernambucana de 31 anos conquistou o público com seu carisma, seus memes e uma trajetória consistente dentro da competição. Em entrevista exclusiva à CAPRICHO, Ruby relembrou a final, falou sobre suas raízes em Pernambuco, representatividade e o que vem por aí no seu reinado.
No momento da coroação, Ruby segurou a bandeira de Pernambuco e desfilou ao lado da mãe. A cena emocionou fãs na Watch Party Lindas. “Foi muito gratificante para mim. Durante esse processo, ela ficou ainda mais ligada a mim e apegada ao meu trabalho. Recebi muitas mensagens de pessoas que queriam que a mãe tivesse esse contato também”, contou.
A emoção também se estendeu para fora dos estúdios. Em Recife, a final foi transmitida em um evento gratuito na Rua da Aurora, ponto cultural da cidade, que reuniu centenas de pessoas. “Quando vi o vídeo da quantidade de gente, foi surreal. Queríamos que fosse o mais acessível possível, e foi lindo ver o público ocupando aquele espaço”, relembra.
É muito difícil incluir cultura popular na arte drag. Muitas pessoas acham que drag é muito norte-americanizado. Fico muito feliz que eu trouxe minhas raízes pernambucanas para esse programa.
Ruby Nox, vencedora da 2ª temporada de Drag Race Brasil
Ruby foi destaque desde o primeiro episódio, mas garante que não mudaria nada na sua jornada no programa. “Tenho essa ideia de ser o mais versátil possível. Não sou a melhor em tudo, mas consigo fazer muitas coisas bem feitas. Acho que não tem o que mudar mesmo. Fiz o meu melhor dentro das condições que foram dadas”, disse.
Na final, ela dividiu o palco com Mellody Queen, e o momento ganhou ainda mais significado. “Foi incrível. Nós éramos muito próximas. E pensar que foi uma final com duas pessoas trans — eu sendo uma pessoa não binária e ela uma mulher trans — foi muito especial. Ver o público abraçando a Mellody foi lindo demais.”
Eu falo sobre não binariedade há muitos anos. Isso fala mais sobre a minha existência do que sobre uma pauta. Não é sobre falar, é sobre ser. Minha existência já é por si só essa bandeira.
Ruby Nox sobre sua identidade não binária
Ela também comentou sobre a força do elenco que ajudou a fazer da temporada um sucesso: “Todas as dez queens fizeram a temporada brilhar. A Adora com a imagem de fashion queen, o carisma da Bhelchi, as palhaçadas da Poseidon, a Melina fazendo acontecer… foi um elenco muito completo.”
Conhecida pelos momentos divertidos nos confessionários, Ruby viralizou em diversos memes, mas também revelou seu lado mais sensível. “Esse processo é cansativo. A gente não tinha como descansar, e isso mexe muito com o emocional. Por mais que eu diga que tenho um coração de gelo, também sou emotiva. Pago de durona, mas não dá em nada”, brincou.
Sobre o meme “descolonize minha corpa, desbinarize minha gênere”, que surgiu de uma live sobre orgulho NB, Ruby explicou que precisou ressignificar. “Para mim, não era uma coisa positiva, já que surgiu como deboche da linguagem neutra. Mas aprendi a enxergar de outra forma.”
Com o prêmio em mãos, Ruby já traça os próximos passos: “Quero trabalhar muito, tanto no teatro quanto no cinema. Já tem projetos meus para sair em breve, e também tenho um espetáculo escrito, o Red Velvet, só com músicas pop em versões de jazz, nessa linha cantora de cruzeiro. Nesse início, quero viajar pelo Brasil e sentir de perto o amor do público.”
+Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.
Futuro do NewJeans em risco? Entenda o que muda após derrota judicial
Gabriel Guevara fala sobre recomeços e segundas chances em Sua Culpa
Quando estreia a 5ª e última temporada de Stranger Things?
Crepúsculo ganha coleção de Crocs com modelos inspirados em Edward e Jacob
Halloween: 13 fantasias superfáceis que você pode fazer em casa