Mauricio de Sousa chega aos cinemas com biografia estrelada pelo filho

Em conversa com a CAPRICHO, Mauro Sousa e Pedro Vasconcelos revelam bastidores por trás do longa que celebra os 90 anos do criador da Turma da Mônica

Por Arthur Ferreira Atualizado em 27 out 2025, 10h24 - Publicado em 27 out 2025, 09h01
A

vida de Mauricio de Sousa sempre pareceu ter saído de um roteiro e, agora, finalmente virou um. Mauricio de Sousa: O Filme chega aos cinemas em outubro, mês no qual o cartunista completa 90 anos, recontando sua jornada desde a infância até o nascimento da primeira revistinha da Mônica. 

Produzido com o selo da Disney, o longa promete emocionar fãs de todas as idades ao transformar em cinema a trajetória de quem fez do papel e do lápis um espelho da infância brasileira.

O projeto nasceu de uma inquietação do diretor Pedro Vasconcelos. “Achei um absurdo o cinema brasileiro ainda não ter registrado a trajetória do Mauricio. Isso era uma falha nossa, enquanto artistas do cinema”, contou em entrevista à CAPRICHO. “Ele faz parte da história da nossa vida, mas poucos de nós conhecemos a história da vida dele.” 

A partir da leitura do livro biográfico do artista e de longas conversas com o próprio Mauricio, Pedro mergulhou em um universo de lembranças que dariam, segundo ele, “uns cinquenta filmes”.

Continua após a publicidade

Foi assim que Mauro Sousa, filho do quadrinista, estreou no cinema interpretando o próprio pai. Formado em Artes Cênicas e experiente no teatro musical, ele viu a oportunidade como o momento mais intenso da vida.

“Parece que tudo o que vivi até hoje aconteceu pra me levar até esse momento, interpretando meu pai no cinema. Foi como uma resposta para toda a minha trajetória.”
– Mauro Sousa

Equilibrar a técnica com o fator sentimental foi um dos maiores desafios. “Minhas emoções estavam à flor da pele, e conseguir equilibrar tudo isso, canalizando em prol do personagem, foi um grande desafio. Ao mesmo tempo, foi muito prazeroso. Foram dois meses muito intensos — talvez os mais intensos da minha vida — em que vivi todas as emoções possíveis.”

Continua após a publicidade

Entre as cenas mais leves do longa, o público vai conhecer o lado mais distraído e cômico de Mauricio. Mauro lembra com carinho de uma das histórias que inspiraram o roteiro: “Teve uma vez que ele esqueceu que tinha ido de carro pro trabalho e ligou para polícia dizendo que o carro tinha sido roubado. Depois achou a chave no bolso.”

Para Pedro, foram nesses detalhes que a genialidade do criador se revelou. “Ele tinha essa mentalidade de sempre querer melhorar. O Bidu nasceu de um atraso. O Bidu é filho de um problema e isso é maravilhoso. É uma vitória em cima da dificuldade, uma lição para todos nós.”

Durante as filmagens, Mauro viveu uma imersão no passado da própria família e se surpreendeu com o carinho do pai ao falar sobre a avó Dita, sua bisavó. “Foi muito bonito descobrir essa relação. Eu quis muito trazer para o filme o quanto esse vínculo foi essencial para a formação dele.”

Continua após a publicidade

Já Pedro se impressionou com as dificuldades que Mauricio enfrentou no início da carreira. “As barreiras que o Mauricio encontrou foram absurdas. Qualquer outro ser humano teria desistido no meio do caminho. A resiliência do Mauricio explica o sucesso dele.”

Além do talento e da capacidade artística, o que o diferencia é essa persistência absurda. Ele é um mestre, um professor, uma figura fora da curva.

Pedro Vasconselos sobre Mauricio de Sousa

Mais do que uma biografia, o filme é um convite à imaginação e isso se reflete nas cenas mais lúdicas, que recriam o mundo interior de Mauricio. “Eu queria entrar na cabecinha dele. Quis mostrar o que acontece quando a gente escuta uma história, lê um livro ou assiste a um filme. Nossa mente vira um mundo de fantasia. Essas cenas são uma exposição do potencial de criação que todos temos. A imaginação é uma das maiores riquezas do ser humano”, diz o diretor.

+_CHEGOU ATÉ AQUI? Leia a versão completa do texto na edição digital de OUTUBRO/25 de CAPRICHO no GoRead.

Continua após a publicidade

Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Publicidade