Louca Por Séries: 9 séries que falam de um futuro assustador

Um lugar terrível que poderia ser verdade: essas são as distopias mais famosas da TV

Por Priscila Harumi 19 nov 2017, 13h00

Nessa semana foi anunciado a volta da 2ª temporada de The Handmaid’s Tale (O Conto da Aia) e eu não poderia ficar mais animada! Talvez a melhor série que assisti nesse ano volta em abril de 2018 com 13 episódios inéditos. A série vencedora do Emmy é uma distopia sobre um mundo totalitário e teocrático nos EUA, com um elenco fantástico como Elisabeth Moss e Alexis Bledel.

Hulu/Divulgação

Baseada no livro de Margaret Atwood, The Handmaid’s Tale é exibida pelo Hulu originalmente e no Brasil, será exibida pelo Paramount Channel, sem data confirmada. Eu apostaria que deve chegar por aqui somente no começo de 2018, próximo ao Globo de Ouro, quando deve ganhar mais alguns prêmios pela brilhante primeira temporada.

Distopias estão ficando cada vez mais frequentes na TV. Para quem não sabe, distopia é uma ficção inversa da utopia, um lugar muito bom para ser verdade. Ou seja, simplificando, distopia é um lugar terrível que poderia ser verdade. Ela explora muitos dos medos comuns das pessoas, em um mundo futuro que envolve questões humanas e filosóficas com um propósito de ensinar algo sobre a nossa sociedade atual.

Você acha que eu rezei para isso? Hulu/Divulgação

Aqui estão as mais famosas e que valem a pena mergulhar nelas. Só não vale assistir uma seguida da outra porque senão rola um perigo real de enlouquecer:

1) The Handmaid’s Tale

Hulu/Divulgação

Como disse, talvez uma das melhores séries que assisti nesse ano. Fala sobre um mundo em que devastada pela infertilidade, a sociedade sofre um golpe e se transforma em um regime teocrático, baseado em uma passagem da bíblia do antigo Testamento. As Aias são as poucas mulheres férteis dessa sociedade, que servem para engravidar passando por um ritual assustador. Sem querer dar muitos spoilers, a série é o tipo de drama que você assiste com um grito entalado na garganta e eu nunca chorei tanto de raiva e agonia como nessa série. A fotografia é simplesmente brilhante e as atuações são as mais fantásticas que você pode esperar. Vale cada segundo e todo mundo deveria assistir a essa série na vida.

2) The 100

The CW/Divulgação

Uma das favoritas da galera por aqui. Confesso que assisti poucos episódios apenas, mas sei que é um dos sci-fis mais interessantes da TV hoje em dia. Fala sobre os sobreviventes da Terra, que voltam para o planeta um século depois de uma guerra nuclear (que vamos concordar, com tudo o que está rolando na política hoje em dia, parece bem realista). Os jovens que são escolhidos para voltar a Terra encontram sobreviventes improváveis por aqui e não são bem recebidos, fazendo com que tenha muita ação, mas também algumas tomadas de decisão bem difíceis e filosóficas, em um mundo decaído e devastado.

3) The Walking Dead

AMC/Divulgação

Quando se fala em mundo apocalíptico, não tem como não considerar um vírus que transforma as pessoas em zumbis. O mais interessante dessa série, além é claro dos zumbis assustadores, é que eles não são a ameaça real e sim os vivos, os sobreviventes, que não tem mais nenhum código moral ou regras de convivência, já que o mundo não existe mais. Os melhores episódios são os que mostram como os valores humanos universais são testados em um mundo devastado, como a esperança, a amizade, o amor e a solidariedade é verdadeira ou não. Tudo bem que depois de muitas temporadas, a série se perdeu, mas não significa que teve episódios chocantes e brilhantes nesse caminho.

4) Black Mirror

Netflix/Divulgação

A distopia mais assustadora e talvez junto de The Handmaid’s Tale, a melhor de todos os tempos. Se você ainda não assistiu pelo menos a um episódio dessa série brilhante e que me faltam palavras para descrever o quão bem escrita é, não sabe o que está perdendo. Uma das obras primas da TV, cada episódio explora uma nova história, com questões de um futuro em que a tecnologia pode ser o grande vilão da humanidade. Até que ponto é positivo termos nossas vidas tão ligadas ao mundo digital e tecnológico e quando é que cruzamos a barreira do que é certo ou errado. Tenho meus episódios favoritos e que mexeram comigo pra valer, que vou levar essas questões para o resto da minha vida.

Continua após a publicidade

5) 3%

Netflix/Divulgação

Essa série brasileira da Netflix tem uma premissa muito boa, apesar de eu achar que a entrega não foi das melhores. Somente 3% da população vive em um paraíso luxuoso, enquanto o resto da humanidade é deixado na pobreza e violência. Quando as pessoas fazem 20 anos, elas tem uma única oportunidade de entrar para esses 3% em uma competição que chama O Processo, em uma suposta meritocracia que não é nada fácil.

6) Jericho

CBS/Divulgação

Depois de um ataque nuclear que devasta 23 cidades americanas, uma pequena cidade do Texas tenta sobreviver no mundo que sobrou, criando uma nova civilização. Apesar de ter apenas duas temporadas, a série é um clássico cult que deixou muitos órfãos em um fim abrupto quase poético para o tema que estamos falando hoje.

7) The Last Man on Earth

FOX/Divulgação

Mas não é só de dramas intensos que se vivem as distopias. Essa comédia é hilária e incrivelmente bem construída. Em 2020, Phil acredita que é o último homem na Terra, o único sobrevivente em um mundo apocalíptico em que um vírus destruiu a humanidade. Aos poucos, ele descobre outros sobreviventes e como um mundo em que não existem mais regras é incrivelmente difícil viver em sociedade e desenvolver relacionamentos, quando ele é uma pessoa bem difícil, egoísta e mentirosa.

8) The Man in the High Castle

Amazon/Divulgação

Você já se perguntou como seria o nosso mundo atual se Hitler tivesse ganhado a Guerra? Só essa premissa é assustadora, mas essa série (que está disponível na Amazon Prime Video) vale cada segundo de ação e questionamentos, baseada também em um livro best seller. Os EUA estão divididos em duas partes, entre os alemães nazistas e os japoneses, até que uma mulher em São Francisco descobre um filme que mostra uma socidade diferente daquela, com cenas da história real que conhecemos, e uma resistência que começa a desvendar mistérios desse mundo assustador.

9) Westworld

HBO/Divulgação

Você já questionou a natureza da sua realidade? Imagina um parque em que você pode ser quem você quiser, onde não existem regras e os homens podem escolher as aventuras que desejarem? Não é de se espantar que muita violência, sexo e tiroteio acontece nesse mundo surreal de Westworld, em que é difícil diferenciar quem é humano de quem é robô. Em uma adaptação brilhante, essa série traz os maiores questionamentos filosóficos que assisti nesse ano, como consciência, certo e errado, bem ou mal e até onde temos o livre arbítrio em um mundo que consideramos real.

Qual dessas você já assistiu? Qual é a melhor e mais assustadora versão do futuro? Compartilha comigo nos comentários ou vem conversar comigo no Instagram @priharumi | Twitter @priharumi | TV Showtime priharumi

Continua após a publicidade
Publicidade