K-pop: 5 videoclipes que abordam temas LGBTQIAP+ para assistir

Grupos e artistas coreanos continuam tentando abrir espaço para a diversidade através da música

Por Gustavo Balducci Atualizado em 24 jun 2022, 19h57 - Publicado em 25 jun 2022, 10h01

Na Coreia do Sul, a comunidade LGBTQIAP+ ainda enfrenta diversos problemas sociais relacionados ao preconceito, falta de direitos legais e conservadorismo. E, apesar da falta de representatividade também atingir a indústria cultural, na música, alguns artistas de k-pop continuam tentando abrir espaço para que o tema seja discutido através de músicas e videoclipes. Por isso, a CH selecionou cinco obras que todo fã merece conhecer para celebrar o mês do orgulho; confira:

Holland – Nevermind

O cantor é considerado o primeiro idol (e um dos únicos) abertamente gay do k-pop. Questionando tabus que ainda existem na sociedade, sua música de estreia, Nevermind, chamou atenção do mundo todo por abordar sua sexualidade e seu desejo de escapar para um lugar onde pudesse ser livre. No clipe – com direito a cena de beijo –, o cantor vive uma história de amor fofa e feliz ao lado de outro garoto.

K.Will – Please Don’t

Lançado em 2013, o clipe de Please Don’t, do cantor K.Will, é lembrado até hoje por sua grande reviravolta. Estrelado por Seo In Guk, conhecido por atuar no k-drama Reply 1997, a história gira em torno de um amor não correspondido entre dois amigos, enquanto um deles está noivo de uma garota.

Mamamoo – HIP

O quarteto mais empoderado do k-pop soltou a voz em 2019 através do single HIP. No clipe, Solar, Moonbyul, Wheein e Hwasa se transformam em diferentes versões de mulheres, incluindo uma princesa, uma lutadora de boxe e até mesmo uma presidente do país. Um dos destaques fica por conta da banda de drag queens que aparece arrasando ao lado das integrantes.

Continua após a publicidade

Mad Clown – Love Is a Dog From Hell

Delicado e potente, o mv de Love Is a Dog From Hell – parceria entre o rapper Mad Clown com a cantora Suran – mostra o relacionamento amoroso de uma pessoa trans.

Sistar, Giorgio Moroder – One More Day

Apesar de ter acabado em 2017, o grupo feminino da Starship Entertainment deixou um legado de músicas incríveis para os fãs, incluindo One More Day, parceria assinada com o italiano Giorgio Moroder, pioneiro da música disco. No clipe, duas mulheres se apaixonam, enquanto precisam lidar com o namorado violento de uma delas.

E aí, você conhece algum outro mv de k-pop que também aborda temas LGBTQIAP+?

Continua após a publicidade

Publicidade