Juliette e Duda Beat são acusadas de plagiar Emicida; entenda o caso
Após o lançamento da música Magia Amarela para uma campanha publicitária, o irmão de Emicida acusou as cantoras de plagiar a canção AmarElo
Nesta quarta-feira (18/10), Juliette e Duda Beat lançaram sua nova parceria na música Magia Amarela, que faz parte de uma campanha de reposicionamento da Bauducco. Logo após o anúncio do single, a faixa se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais depois de uma série de acusações de um suposto plágio do projeto AmarElo, de Emicida, lançado em junho de 2019.
Os pontos que mais chamaram atenção na internet foram algumas semelhanças estéticas como o cenário fotográfico, a fonte da arte de divulgação e o conceito geral do trabalho. Porém, a letra da música também não fugiu das análises.
Poucas horas depois, Evandro Fióti, irmão e produtor de Emicida, se pronunciou sobre o assunto em uma live feita no Instagram e em sua conta do Twitter/X. Ele firmou que respeita o trabalho de Juliette e Duda, mas que acionaria sua equipe jurídica para lidar com o assunto.
De acordo com ele, a marca teria entrado em contato com seu irmão para fazer parte do projeto, mas não houve um consenso para fechar o acordo: “Essa marca negociou com a gente, só que não chegamos em um acordo por conta de cronograma, prazo, e por conta de questões financeiras também. A verba que eles tinham não justificava a entrega que a gente tinha que fazer.”
“A gente levou 12 anos para ganhar um Grammy e esse trabalho acabou de ser roubado conceitualmente”, declarou Evandro Fióti. O músico contou que ‘Magia Amarela’, de Juliette e Duda Beat, faz parte de uma estratégia de reposicionamento de um MARCA. pic.twitter.com/IfMNRCV1hN
— ARTH (@anthunesarth) October 18, 2023
No Twitter/X, ele manifestou sua indignação com o ocorrido: “Sabe apropriação e tudo aquilo que a gente discursa sobre ética? Então, esse mercado tem bem pouco. Sem criticar as artistas que, inclusive, admiro. Mas nosso jurídico vai trabalhar.”
Estou indignado. Vou explicar esse contexto dessa apropriação, plágio e mais uma vez falta ética nesse mercado vindo em sua maioria (mas não somente), de pessoas brancas. E reafirmo essa critica é coerente e vai no lugar certo, ñ quero hate em cima da Juliette ou Duda.
— Evandro (@fiotioficial) October 18, 2023
Ainda na manhã de quarta-feira, Juliette repostou em seus Stories do Instagram a nota oficial postada por sua assessoria. Nela, a equipe afirma que a cantora foi apenas contratada para interpretar a canção, mas não esteve envolvida no processo de criação.
Confira a repercussão nas redes sociais:
O plágio do Amarelo é uma publi da balducco e isso fica ainda pior depois da revelação que a marca tentou fechar com o Emicida, mas não houveram acordos. Então eles resolveram se apropriar do conceito
— Atailon (@atailon) October 18, 2023
O que mais escancara a gravidade do plágio é copiar em absolutamente tudo da obra do Emicida. Não é só a fonte ou os vitrais, é tudo.
Apesar do rap (e o Emicida) alcançar grandes patamares, a indústria ainda tira o gênero pra nada. Faz apropriação descarada, sem medo. https://t.co/dOryJG4kfI
— Felipe Mascari (@felipemascari) October 18, 2023