James Earl Jones, dono da voz de Darth Vader e Mufasa, morre aos 93 anos
Ele formou toda uma juventude. 😢
ames Earl Jones, ator ganhador de todos os principais prêmios do entretenimento americano, morreu nesta segunda-feira (9), aos 93 anos. Ele também é conhecido por fazer a voz de Darth Vader em Star Wars (1977) e a de Mufasa, em Rei Leão (1994).
De acordo com o site Deadline, ele morreu em casa, em Nova York, nos Estados Unidos; a causa da morte, até o momento, não foi divulgada.
E você deve se lembrar dele, mesmo sem saber: ele é o dono da voz arrepiante de Darth Vader, em Star Wars, quando Luke descobre que ele é seu pai, entre outras, como “quando deixei você, eu era apenas um aprendiz – agora sou o mestre”, “acho sua falta de fé perturbadora” e, claro, “não, eu sou seu pai.”
Além disso, sua voz ficou tão icônica quando emprestada ao personagem Mufasa, do clássico da Disney, que ele voltou a ele no polêmico “live action” do filme em 2019.
O último trabalho no cinema de Jones aconteceu em 2021, ao retornar a outro personagem da realeza como o rei Jaffe Joffer na sequência de Um príncipe em Nova York 2, com Eddie Murphy.
Amado e respeitado por diferentes gerações de colegas e de fãs, o americano é um dos poucos atores ganhadores dos maiores prêmios da TV (Emmy), música (Grammy), teatro (Tony) e cinema (Oscar) — uma classe conhecida popularmente como EGOT.