Continua após publicidade

Insiders da Disney foram orientados para Divertida Mente 2 ser “menos gay”

O estúdio se preocupou após polêmica de beijo homossexual em Lightyear

Por Arthur Ferreira Atualizado em 29 out 2024, 15h20 - Publicado em 18 set 2024, 15h04
D

e acordo com um artigo publicado pela IGN, que ouviu anonimamente 10 ex-funcionários da Pixar, fontes internas da Disney revelaram que a liderança do estúdio pressionou a equipe criativa para deixar Divertida Mente 2 “menos gay”.

A orientação para diminuir referências e insinuações LGBTQIA+ que o público já teorizava, especialmente no tratamento da personagem principal, Riley, teria sido uma consequência ao fracasso financeiro de Lightyear, filme da Pixar lançado em 2022 sobre a história do personagem queridinho de Toy Story, que incluiu uma breve cena de beijo entre personagens do mesmo sexo.

A polêmica cena foi inicialmente cortada do filme, mas restaurada após uma carta aberta dos funcionários da Pixar, que criticavam a remoção de quase todos os momentos de afeto abertamente LGBTQIA+ nos projetos do estúdio.

No entanto, a liderança da Disney teria atribuído o fracasso financeiro do filme ao beijo gay, com executivos descrevendo o incidente como um fator determinante para a baixa performance de Lightyear nas bilheterias.

Continua após a publicidade

Essa postura da liderança teria se refletido no desenvolvimento de Divertida Mente 2. Diversas fontes relataram que houveram instruções frequentes para fazer o relacionamento entre Riley e Val, uma nova amiga da personagem introduzida no segundo filme, parecer o mais platônico possível.

Embora não haja uma confirmação explícita no filme de que Riley seja uma personagem LGBTQIA+, alguns contextos e nuances poderiam sugerir essa possibilidade, o que levou a liderança do estúdio a agir com cuidado para evitar que o público enxergasse a relação de Val e Riley de forma romântica.

E isso incluiu ajustes em elementos técnicos, como iluminação e o tom das cenas, para eliminar qualquer sugestão de química romântica entre as personagens.

É válido lembrar que na segunda cena pós créditos do filme, nós voltamos a ver o Grande Segredo de Riley, personagem que aparece durante o filme enquanto Alegria, Tristeza, Raiva, Nojinho e Medo ficam presos dentro de um cofre na cabeça da garota. Desde os trailers, uma das principais teorias dos fãs era que o Grande Segredo de Riley fosse que ela é LGBTQ+, mas o filme subverte essa expectativa.

Continua após a publicidade

Alegria retorna ao cofre de segredos e descobre que, na verdade, o que está guardado no lugar mais sombrio da mente de Riley é a culpa por ter queimado um buraco em um tapete. Esse momento de alívio cômico brincou com as expectativas dos fãs, causando uma mistura de surpresa e decepção nas salas de cinema.

Além das questões relacionadas à sexualidade dos personagens, o artigo da IGN também trouxe à tona críticas sobre as condições de trabalho nos bastidores de Divertida Mente 2. Foram demitidos 175 trabalhadores em maio de 2024, após o fim da produção do filme.

Os relatos indicam que muitos desses funcionários trabalhavam sob condições intensas, com turnos que chegavam a sete dias por semana, a fim de finalizar o filme a tempo. Além disso, as demissões teriam impedido que esses profissionais recebessem bônus pelo sucesso do filme nas bilheterias.

Publicidade