Continua após publicidade

Hora de parar? 6 séries que souberam o momento certo

Nessa semana, foi divulgado que Orphan Black terá mais uma temporada que será a última

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2017, 19h21 - Publicado em 18 jun 2016, 14h50

Nessa semana, foi divulgado que Orphan Black terá mais uma temporada que será a última. Essa notícia me deixou em conflito porque eu amo a série com Tatiana Maslany, mas ao mesmo tempo, tenho achado que deveria parar antes que fique uma enrolação sem fim e invalide tudo o que já fez até aqui.

Além disso, eu estava no ATX Television Festival quando a America Ferrera pediu que o Hulu trouxesse de volta Ugly Betty (até usei a hashtag que ela criou na reunion: #HuluBringBackUglyBetty). Mas depois li uma coluna que muito corretamente pontuou que apesar de amar revivals, tem algumas séries – como Ugly Betty – que acabaram tão bem que seria arriscado, se não, irresponsável, volta à história encerrada. Afinal, toda história tem começo, meio e fim. Precisa ter um fim.

Aquelas séries mais memoráveis são as que souberam a hora certa de parar. Tem uma entrevista com John Krasinski sobre o fim de The Office, em que ele pontua isso muito bem: “sair antes de pedirem que saiam”.

Continua após a publicidade

Não é uma tarefa fácil encontrar esse momento. Até porque, não é uma decisão somente do criador. As emissoras tendem a forçar que as séries que estão dando audiência satisfatória continuem no ar independente da história, porque é menos arriscado do que substituir por algo novo e incerto. Muitas continuaram por um tempo dando uma pequena enrolada e depois terminaram bem. As que eu estava procurando são aquelas 99%, porque sempre tem aquele 1% questionável…

Essas são as cinco que considero bem executadas do começo ao fim e souberam parar no momento certo:

1)   Friends

Continua após a publicidade

Foram 10 anos lindos e divertidos. Eu amo essa série de paixão, mas ao mesmo tempo, não quero um revival nem um filme, assim como os atores já falaram várias vezes. A graça da série eram aqueles seis amigos durante aquela fase da vida deles, com 20 e poucos até o começo dos 30 anos (um dos episódios que mais amo, por sinal). Para Friends, tudo deu certo: foi o momento perfeito na TV, o formato daquela época, os seis atores no auge… Souberam parar na hora certa, deixando aquela sensação de capítulo encerrado. E sempre que bater saudades, tem os episódios para assistir quantas vezes quiser.

2)   The Office

Alguns argumentam que o momento foi a saída de Steve Carell. Por muito tempo, eu concordaria. Mas re-assistindo essa comédia que considero uma das mais bem feitas da TV, percebi que Michael Scott fez falta, mas abriu espaço para desenvolver os outros personagens amados. O final foi emocionante, tanto que assistir ao elenco e produção lendo o último roteiro juntos é um dos meus vícios favoritos. Cada piada, cada pequeno detalhe, sempre volta a frase final da série: “existe muita beleza nas coisas simples”.

Continua após a publicidade

3)   Breaking Bad

Uma das séries mais intensas e mais bem executadas da TV. Até hoje, talvez a melhor série já feita, na minha opinião. Breaking Bad mudou o jogo e definiu outro patamar de excelência. Soube desenvolver Walter White com maestria e vemos a transformação desse professor de química para esse traficante genial. Foram 5 temporadas espetaculares, com tramas muito bem desenvolvidas e um final incrivelmente satisfatório. Faltam elogios para essa série.

4)   Sons of Anarchy

Continua após a publicidade

Seguindo o caminho de Breaking Bad, Sons of Anarchy soube o exato momento de deixar Charming. Apesar de ser uma série mais difícil no começo, depois de um certo ponto, vira mais viciante do que as metanfetaminas do Walter White. Esse grupo de motoqueiros encararam os momentos mais tensos que já assisti e depois de tudo o que Jax tentou construir, não poderia ter tido um final mais amargo e ao mesmo tempo, fiel a história que estava sendo contada.

5)   Being Erica

Continua após a publicidade

Que saudades de Dr. Tom e Erica Strange! Essa série é uma terapia pela TV. O amadurecimento de Erica e a transformação em forma de pequenos passos foi muito bem encerrada. Foram quatro anos necessários para passar pela lista de arrependimentos da protagonista e a cada novo desafio, trauma do passado, somos transformados juntos com ela. O final é exatamente o que podemos esperar e não precisa de mais nada além do que já foi exibido, sem deixar aquela sensação de querer um revival. O que tinha que ser contado, já foi contado.

6)   Bates Motel

Coloquei Bates Motel aqui como “previsão do futuro” porque desde o finale, essa série não sai da minha cabeça. E saber que a próxima temporada será a última fez todo o sentido do mundo e me deixou uma pilha de nervos. Porque sei que do jeito que as coisas estão sendo contada, a última temporada será brilhante e incrivelmente necessária para o fim da história de Norman e Norma Bates.

Você acrescentaria mais alguma nessa lista? Por quais motivos? Realmente não consigo lembrar de mais nenhuma…

Vem conversar sobre séries comigo também no Instagram @priharumi | Snapchat priharumi | Twitter @priharumi

Pri Harumi é louca por séries e co-autora do livro “Guia das séries – Tudo que você queria saber sobre as mais importantes dos últimos anos”.  

Publicidade