Grupo de k-pop KARD relembra racismo que sofreu no Programa Raul Gil

Em 2017, o apresentador do SBT disse que os integrantes deveriam ‘abrir os olhos’ e o caso voltou à tona nas redes sociais

Por Gustavo Balducci Atualizado em 29 out 2024, 18h08 - Publicado em 12 nov 2023, 12h16

Quase todo fã brasileiro de k-pop conhece o KARD. O grupo de k-pop, formado pelos artistas BM, J.seph, Jiwoo e Somin já veio ao país quatro vezes, lançou recentemente uma colaboração com o DJ Alok e conversou com a CAPRICHO.

No entanto, uma participação do quarteto no Programa Raul Gil, do SBT, em 2017, pegou muita gente de surpresa. Na ocasião, o apresentador disse que eles deveriam “abrir os olhos” e fez piadas de duplo sentido ao imitar a pronúncia do idioma coreano. No vídeo, todos aparecem constrangidos no palco, incluindo a tradutora, que decidiu não traduzir os comentários ofensivos de Raul Gil aos cantores.

Os artistas falaram sobre o caso de racismo em uma recente entrevista para o canal do YouTube Archive-K, que viralizou nas redes sociais. “Eu sofri muita discriminação racial. Era um programa de TV com grande audiência, com uma pessoa que era praticamente o maior apresentador da nação, e ele foi racista”, afirmou Jiwoo.

“Nós não percebemos isso na época. Quando percebemos, bem depois, doeu muito. Se soubéssemos o que estava acontecendo, ficaríamos bravos. Talvez teríamos até saído do palco”, completou.

Continua após a publicidade

Após a repercussão, BM publicou um texto no X, o antigo Twitter, pedindo para que os fãs brasileiros não se sintam mal. “Vi um vídeo de quando estávamos em um programa de TV em 2017 ressurgindo. Fãs no Brasil, por favor, não se sintam mal. O perdão é importante, e ouvi dizer que ele se desculpou sinceramente! Vamos seguir em frente e espalhar o amor agora! Dito isso, mal posso esperar para visitar os fãs do Brasil novamente. Te amo!”, escreveu.

De acordo com o site F5, a equipe de Raul Gil disse que o apresentador está consultando seus advogados para saber como se posicionar.

Publicidade