Gloria Perez revela elenco, enredo e motivo que fez novela ser vetada

Rosa dos Ventos seria exibida na TV Globo com trama que envolvia um aborto forçado e teria nomes como Grazi Massafera e Isis Valverde no elenco

Por Romulo Santana 11 abr 2025, 16h25
E

la não vem mais. Recentemente, Gloria Perez anunciou o encerramento de seu contrato fixo com a TV Globo, surpreendendo o público que aguardava sua próxima obra. A autora, responsável por novelas como O Clone e A Força do Querer, já estava trabalhando na narrativa que iria substituir Vale Tudo, mas a trama foi vetada e ela optou por não continuar na emissora.

Nas redes sociais, Perez explicou que a sinopse tinha sido aprovada e os capítulos iniciais já estavam escritos quando a “a direção considerou que o assunto ‘aborto’ era inadequado para as novas diretrizes que se pretende dar às novelas”. A autora recebeu a opção de criar outra narrativa, mas optou por não aceitar a renovação e fazer resilição do contrato em comum acordo. Entre especulações, ela decidiu revelar todos os detalhes da história que foi barrada na emissora.

Em entrevista ao Estadão, Gloria Perez compartilhou que o nome da novela provisório da novela era Rosa dos Ventos e o folhetim teria um aborto forçado logo do início. Com um elenco formado por Grazi Massafera, Giovanna Antonelli, Murilo Benício, Sharon Menezes, Isis Valverde e Romulo Estrela, a novela teria a vingança no núcleo principal.

Continua após a publicidade

“Conta a história de uma mulher que teve um começo promissor como modelo chamada Cibele (Grazi Massafera). Nessa fase, tem um fã ardoroso (Murilo Benicio), que a reencontra (nunca tinham se falado antes) como balconista de loja. Ele fica encantado diante daquela que foi sua musa um dia. E ela encantada por se ver de novo olhada como a musa que foi”, explicou a escritora.

Os dois vivem um caso, já que o empresário é casado com Mabel (Giovana Antonelli), que quer ser candidata a um cargo político e tem uma assessora (Sharon Menezes) para apresentá-la a cultura do Rio Grande do Sul, local onde quer concorrer. Mas onde o aborto entraria nessa história?

Segundo Perez, a narrativa viria quando Cibele fica grávida. Sem assumir o filho, o empresário arma um plano para que ela seja dopada e o aborto é feito de forma forçada quando ela está inconsciente. A autora ainda revelou que a emissora pediu que ela encontrasse alternativas para excluir este enredo específico, mas ela considerou impossível já que este era o “ponto de partida” da novela.

Continua após a publicidade

“Tudo o mais ocorre a partir dele, todas as tramas paralelas se relacionam a ele. Tirar o aborto era tirar o macaco do King Kong. É porque Cibele, revoltada, parte para a vingança mirando o herdeiro do empresário, (Romulo Estrela) que contrata a guarda-costas (Isis Valverde) e se forma o par romântico principal da novela. Como nas histórias de gato e rato, de implicância em implicância, os dois se apaixonam”, explicou.

Com isso, a TV Globo optou por adiantar a próxima novela da fila, Três Graças, de Aguinaldo Silva e ofereceu a vaga seguinte para Glória, que teria que pensar em uma nova história. Após recusar a proposta, a autora afirmou que continua a boa relação com a emissora e que é muito grata pela trajetória que construiu ali.

Veremos Rosa dos Ventos nos streamings?

Perez não pode vender a narrativa para uma plataforma de streaming. De acordo com a autora, a Globo não devolveu a sinopse “e está no seu direito”.

Assistiram essa novela?

Publicidade